UFMS aparece entre as 300 universidades do Brics

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é a primeira e única instituição de Ensino Superior no QS University Rankings: Latin America 2017 (Quacquarelli Symonds), divulgado nesta neste ano. O levantamento analisou 400 Instituições de Ensino Superior de 21 países da América Latina, destacando as melhores instituições do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)” A universidade foi a única de Mato Grosso do Sul listada entre principais universidades dos emergentes e está classificada no 251º lugar no cômputo geral.

O ranking considerou itens como infraestrutura física, citações internacionais e reputação acadêmica, além da avaliação externa colhida junto ao mercado de trabalho. Para calcular as médias individuais, o QS também considerou a relação aluno/professor, proporção de pesquisadores PHD, além do impacto na internet.

De acordo com o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, a classificação da univeridade no ranking internacional é uma motivação a mais. “Estar entre as 300 melhores universidades do Brics nos orgulha. Esse resultado expressivo de nossa instituição foi obtido graças ao trabalho de todos: professores, técnicos e alunos”. Apestar dos obstáculos, tal conquista mostra que UFMS é uma construção coletiva e que juntos podemos fazer mais”, destaca.