UFMS abre concurso para técnicos-administrativos

Estão abertas as inscrições para o concurso público de provas para cargos da carreira técnico-administrativa da UFMS. Ao todo são 45 oportunidades para ensino médio e superior, distribuídas nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim e Três Lagoas.

Os interessados têm até 24 de fevereiro para inscrição no site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), executora do concurso. A taxa é de R$ 130 e o prazo para solicitar isenção vai até 3 de janeiro.

Oportunidades

As vagas para cargos de classe D, cujo requisito mínimo é o ensino médio completo ou profissionalizante, são para assistente em administração e para técnico de tecnologia da informação. Já as vagas para cargos de classe E, cujo requisito mínimo é o curso superior ou de graduação, são para administrador; auditor; analista de tecnologia da informação; bibliotecário-documentalista; enfermeiro-área; médico do trabalho e técnico em assuntos educacionais. Há reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência.

“Ser aprovado em um concurso público é o sonho de um grande número de pessoas no nosso país, tendo em vista a garantia da estabilidade, um salário adequado e até mesmo a ausência de exigência de experiência no mercado de trabalho, pois a avaliação é baseada somente no resultado obtido na prova escrita”, apontou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Andréia Costa Maldonado.

A remuneração inicial para os cargos de classe D é de R$ 2.446,96 e para os cargos de classe E é de R$ 4.180,66. Para todos há também o auxílio alimentação, no valor de R$ 458,00. A pró-reitora destacou que os aprovados poderão contar ainda com outros benefícios como auxílio-transporte e a possibilidade de aumentar o vencimento em até 75%, por meio do incentivo à qualificação. “Além de todas essas vantagens financeiras, o candidato aprovado fará parte do quadro funcional de uma das melhores universidades do mundo e que vem tendo destaque em diversos rankings nacionais e internacionais, sendo o mais recente sobre a transparência ativa, da Controladoria Geral da União, no qual a UFMS ocupa o primeiro lugar. Estamos ansiosos para receber nossos novos colegas que contribuirão para a continuidade do crescimento e fortalecimento da nossa Universidade”, disse.

Seleção

A prova está prevista para 13 de março, com realização nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim e Três Lagoas, conforme a opção do candidato no momento da inscrição. Serão 60 questões que deverão ser respondidas em até quatro horas. O conteúdo será composto por Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Legislação, Conhecimentos Específicos e Raciocínio Lógico.

A diretora-presidente da Fapec, Nilde Brum, ressaltou que os cuidados com relação ao coronavirus devem continuar. “Seguiremos aplicando o Plano de Biossegurança, pois ainda estamos em pandemia. Encaminhamos o plano para as secretarias municipais onde serão aplicadas as provas, para que seja analisado e validado e, caso haja alguma outra orientação do município, seguiremos a sugestão, para que os candidatos tenham toda a segurança e tranquilidade”, afirmou. Ainda de acordo com Nilde, os interessados devem ler todo o edital com bastante atenção e verificarem os cargos disponíveis e requisitos para a candidatura.

A previsão para o resultado preliminar é 4 de abril e para o resultado final é 13 de abril. Todos os editais e demais ações referentes ao processo seletivo serão publicados no site da Fapec e no Boletim Oficial da Universidade.

Texto: Ariane Comineti