TV UFMS participa da segunda temporada da série documental Ekobé

A TV UFMS participa da segunda temporada da série documental Ekobé, uma produção colaborativa de sete TVs universitárias brasileiras. As produções serão disponibilizadas semanalmente nos canais das universidades envolvidas na produção e o primeiro episódio é exibido hoje, 7, neste link. A exibição do episódio da TV UFMS está previsto para o dia 5 de dezembro.

A série documental estreou a primeira temporada em junho de 2024, durante o 3º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central, que integrou o 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental realizado em Goiás. Na segunda temporada, cada episódio apresenta um olhar sobre as mudanças climáticas a partir de uma perspectiva regional. O primeiro episódio da segunda temporada apresentado será o “Da Amazônia Maranhense à Antártica: é tempo de mudar”, produzido pela TV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Também participam as TVs da Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Intitulado ‘O Silêncio das Abelhas: ameaça ao equilíbrio ambiental’, o episódio produzido pela TV UFMS aborda como as mudanças climáticas afetam as abelhas e a importância dos polinizadores para o meio ambiente. Pelo olhar de especialistas, o documentário traz reflexões que ajudam a repensar as ações humanas para a garantia de um ecossistema equilibrado e a preservação da biodiversidade.

Para a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro, a participação na série colaborativa demonstra a relevância da TV UFMS na comunicação universitária brasileira. Ela destaca o engajamento da Universidade com as questões ambientais. “A UFMS tem assumido um papel de destaque quando falamos em sustentabilidade. Ser reconhecida como a terceira universidade mais sustentável do país pelo ranking UI Green Metric e receber a COP15 é motivo de muito orgulho para todos nós. A participação na série Ekobé reforça como a Universidade está comprometida em discutir e divulgar temas que impactam diretamente o meio ambiente e a sociedade. É uma forma de dar visibilidade às pesquisas e ações que realizamos aqui e de contribuir com esse movimento coletivo por um mundo mais sustentável”, afirma.

A série teve o apoio da Associação Brasileira de TVs Universitárias e foi coordenada pelo professor Max Eluard da TV Unifor, e pela professora Ana Paula Ladeira da UEG TV. Para acompanhar a exibição e assistir aos episódios basta acessar a playlist no canal da TV UFMS.

Texto: Douglas Rebelato, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica