Turine recebe visita do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad

O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Itavo, com representantes da equipe de gestão da UFMS e da Fapec, receberam, o prefeito recém-eleito de Campo Grande, Marquinhos Trad, na manhã do dia 2 de dezembro. O objetivo do encontro foi discutir e apresentar os projetos estratégicos da UFMS para a gestão de 2020 a 2024, e desafios de parcerias com a Prefeitura de Campo Grande.

A UFMS é parceira da Prefeitura em vários projetos estratégicos em diversas áreas, como o enfrentamento da pandemia da Covid-19, atividades de capacitação e formação, além de inúmeros projetos de extensão, cultura, esportes, inovação e empreendedorismo.

“É muito importante receber os líderes de Mato Grosso do Sul, em especial, o prefeito da capital do Estado de Mato Grosso do Sul para caminharmos próximos no fortalecimento de ações conjuntas em prol da sociedade”, disse o reitor.

Para os próximos anos, a UFMS planeja desenvolver e consolidar projetos educacionais que envolvem o Parque da Ciência, Museu de Tecnologia e Inovação, a revitalização do Autocine como um espaço de cultura, gastronomia e empreendedorismo, todos abertos para a comunidade sul-mato-grossense.

Segundo o prefeito, a execução do projeto de revitalização da área do Autocine vai trazer lazer para toda a população de Campo Grande. “Acredito que quando estiver tudo finalizado, a área próxima ao Morenão será mais um local para as famílias se divertirem e poderem reviver a experiência do tão famoso cinema drive-in”, ressaltou Marquinhos.

A UFMS será referência no desenvolvimento sustentável e inteligente, com projetos inovadores e de impacto científico e tecnológico, instalação de ecopontos sustentáveis, energias renováveis, redução de carbono e coleta seletiva de lixo, entre outros aspectos.

“Temos de estar preparados para os novos desafios da sociedade e precisamos alinhar ações conjuntas, que beneficiem o maior número de pessoas possível e mostre a contribuição da Universidade”, afirmou a vice-reitora Camila Ítavo, que apresentou ao prefeito o projeto do Museu da Ciência e Tecnologia.

“Uma reunião extremamente positiva no sentido de estreitar laços em prol do desenvolvimento de Campo Grande e do estado”, disse o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros. Ele lembrou que a Universidade tem realizado diversas reuniões com órgãos municipais e estaduais, bancada federal de Mato Grosso do Sul, Comando Militar do Oeste, “abrindo as portas para a sociedade”.

Texto: Rose Pinheiro

Fotos: Leandro Benites