Tradição, saúde e inovação são temas da 9ª edição da Revista Candil

A nona edição da Revista Candil, publicação de divulgação científica da UFMS, está disponível para leitura em sua versão on-line. Produzida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), a revista abriga produções acadêmicas, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais da Universidade.

O destaque desta edição é o Banho de São João, festa tradicional de Corumbá e Ladário que ocorre no rio Paraguai, recentemente reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil. O Iphan utilizou como subsídio para sua escolha materiais coletados por um projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFMS.

A revista também tem reportagens sobre os avanços em reconstituição dentária promovidos por pesquisadores dos cursos de Física e Odontologia, o trabalho realizado pelo Biotério Central da UFMS, os efeitos da pandemia na qualidade de vida da comunidade acadêmica, e a união de ciência e tecnologia na construção do Mercado Escola como um centro de apoio à agricultura local, entre outras.

A seção Entrevista traz o superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), Cláudio César da Silva, para falar sobre o papel de referência da instituição em Mato Grosso do Sul. Já a seção memória homenageia Edil Maria Novaes Navarro, servidora da UFMS há 47 anos.

Clique aqui para conferir a Revista Candil na íntegra.

Texto: Leticia Bueno