Festival Mais Cultura será realizado este mês na Cidade Universitária

A partir do dia 18 deste mês, a UFMS abre a programação do quinto Festival Mais Cultura, na Cidade Universitária. O evento é coordenado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) e reúne mais de 350 intervenções artísticas, entre elas apresentações de danças, músicas, peças teatrais, exibições de filmes e curtas-metragens, contação de histórias, mostras e exposições de fotografias.

Neste ano, o Festival Mais Cultura traz uma ampla e diversificada série de apresentações no Teatro Glauce Rocha, na qual se apresentarão os grupos Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná e o grupo Fluzz de dança urbana. Assim como será palco do 2° Fórum de Regentes de Banda de Mato Grosso do Sul, o Encontro de Coros, a 31ª Noite da Poesia, e o Festival de Música Escolar Morena. Além dos tradicionais concertos musicais da UFMS e apresentação da peça teatral Dom Quixote, pelo Grupo Casa.

Segundo o pró-reitor da Proece, Marcelo Fernandes, o intuito de promover ações artísticas dentro do campus é aproximar a comunidade acadêmica das produções artísticas de Mato Grosso do Sul. “A ideia do festival é circular a produção artística interna e sensibilizar os cursos que tem menos contato com as artes, a partir dos projetos que desenvolvemos na UFMS. Assim como convidar os nossos parceiros, que também produzem arte aqui na cidade e no estado, e chama-los para se apresentarem aqui dentro”, explica.

A programação também inclui as visitações aos monumentos históricos da UFMS. Entre os dias 22 a 24, a Universidade abre suas portas para que alunos do ensino fundamental e médio possam conhecer melhor suas instalações internas, como o paliteiro, corredor central e o Estádio Morenão, acompanhados por acadêmicos de arquitetura e turismo.

Para expandir a área de conhecimento e explorar novas potencialidades individuais, também será ofertado mais de 50 oficinas, palestras e minicursos multidisciplinares, gratuitos e abertos a toda comunidade externa. Serão diversos temas e abordagens, como as oficinas de direção cinematográfica, de escrita criativa, do ensino básico de Técnicas de Aquarela, Photoshop e InDesign no planejamento e oficina do círculo de leitores e texto dramático; e minicursos de produção de texto na universidade, confecção de artefatos líticos e palestra sobre um pequeno passeio pela história da música nos videogames.

O lançamento do Festival Mais Cultura será realizado na sexta-feira, dia 18, às 19h30 no Teatro Glauce Rocha, com o Concerto Internacional da violinista Véronique Mathieu, professora da Universidade de Saskatchewan no Canadá, e o violista nascido no Usbequistão, Shah Sadikov, professor da Fort Hays University, nos Estados Unidos. Já a cerimônia oficial de abertura, será no dia 21, às 20 horas, e conta com a apresentação da Banda Sinfônica da UFMS e a Camerata Madeiras Dedilhadas.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)