Solicitação de auxílios permanência, moradia, alimentação e creche deve ser feita até 30 de março

Estudantes interessados em solicitar os auxílios permanência, moradia, alimentação e creche, do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), devem fazer a inscrição até quinta-feira, 30. São 729 vagas para estudantes de todos os câmpus.

Os benefícios são oferecidos a estudantes matriculados em cursos de graduação e com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Os interessados precisam ter o Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

O diretor de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Edilson José Zafalon, explica que os auxílios são oferecidos a estudantes de baixa renda, com o objetivo de viabilizar a igualdade de oportunidades e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico. “A partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão acadêmica [de estudantes] em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, complementa.

Os estudantes que precisarem podem ter acesso a mais de um benefício. Glaziella Magalhães Silva é estudante do curso de Engenharia de Produção e recebe os auxílios permanência e moradia. Natural de Corumbá, ela conta que veio a Campo Grande para estudar. “As bolsas me ajudam muito, eu consigo pagar algumas despesas, como o aluguel e alimentos”, relata.

Estudante de Ciências Sociais do Câmpus de Naviraí, Francileyne Duarte possui os auxílios alimentação e creche. “Me ajuda bastante e é muito importante para mim, pois eu não tenho condições financeiras. Sou mãe solo e desempregada, graças a esses auxílios eu me dedico bastante para terminar a graduação”, afirma.

Cada benefício tem suas particularidades e os estudantes devem atender aos pré-requisitos. O auxílio permanência, como remete o nome, visa ajudar o estudante financeiramente para garantir a sua permanência na Universidade. Já o auxílio moradia é concedido a estudantes que tenham se mudado do município de origem para cursar a graduação e que possuam despesas com aluguel. O auxílio alimentação é direcionado aos estudantes que estão matriculados em cursos dos Câmpus de Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã. Por fim, o auxílio creche busca ajudar estudantes que são responsáveis por crianças menores de seis anos e que estão aguardando por uma vaga em um Centro de Educação Infantil ou que estudam no período noturno.

Inscrições on-line

O processo de inscrição para os auxílios será realizado pelo portal Seleção. Antes de iniciar, o interessado precisa atualizar o Perfil do Estudante do Sistema Acadêmico, informar a renda e anexar a Folha Resumo do CadÚnico.

O próximo passo é acessar o sistema Seleção e incluir todos os documentos listados no edital na aba Documentos. Em seguida, o interessado deve anexar a Folha Resumo do CadÚnico novamente. Após a inclusão dos documentos, o estudante deverá conferir os dados e selecionar a modalidade de auxílio que deseja concorrer na aba Inscrições e finalizar o processo. O estudante deve ficar atento pois, ao concluir a inscrição, o sistema não permite alteração de informações ou inclusão de documentos.

A pré-classificação dos inscritos será divulgada no dia 3 de abril e a divulgação do Resultado Preliminar está prevista para o dia 24 de abril. O período de entrega do termo de compromisso e dados bancários será entre os dias 3 e 9 de maio. O pagamento dos auxílios inicia em junho e será retroativo, ou seja, também serão pagos os benefícios referentes a março, abril e maio.

Confira o edital:

Ed._Proaes_15-2023

Texto: Mylena Rocha e Laura Toledo