Na tarde desta quarta-feira, 17, na Sala de Atos da Reitoria, foi realizada a cerimônia de posse de 12 servidores, que atuarão na Cidade Universitária e nos Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan) e de Aquidauana (CPaq). A solenidade reuniu familiares e amigos dos empossados, contando ainda com a presença de gestores da Universidade, além de servidores, técnicos-administrativos e colaboradores.
A reitora Camila Ítavo destacou o empenho de todos, agradeceu o sim de cada um e frisou a importância de se ter incentivo para alcançar sonhos pessoais. “Quero dizer a vocês que eu estou muito feliz. Vocês estão aqui por mérito e competência, sim, mas não chegaram sozinhos, porque sem essa rede de apoio, sem nossos amigos e familiares, nós não somos ninguém”, disse. “Nós temos trabalhado para que a gente consiga ampliar os nossos quadros, para que mais pessoas também possam participar dessa história de 63 anos que muita gente sonhou antes de nós. Hoje atuamos em uma Federal que vai fazer 100, 200, 300 anos. Até lá, não estaremos mais aqui, mas teremos feito o nosso melhor”, afirmou.
Para o vice-reitor Albert Schiaveto, é uma honra muito grande receber novos profissionais para colaborar no serviço público. “Nós temos muito o que fazer pela nossa Universidade, pela educação e pelo nosso país, para que o Brasil cresça cada vez mais e que a gente possa mudar pessoas e elas possam transformar a nossa sociedade. Sejam muito bem-vindos, sejam muito felizes, nos ajudem a mudar o mundo através do trabalho de cada um de vocês”, enfatizou.
Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene da Silva, os profissionais que tomaram posse agora fazem parte de um grupo que conta com a atuação de mais de 3,5 mil servidores. “É muito bom a gente acordar todos os dias sabendo que estamos vindo para uma Instituição pública de qualidade, uma das melhores do país, para servir a mais de 40 mil estudantes que terão novas oportunidades por causa do nosso trabalho. Desejo que, com o mesmo afinco que vocês tiveram para chegar até aqui, continuem com essa determinação. Sou servidora assim como vocês e estou na UFMS há 10 anos atuando com gestão de pessoas. É um prazer imenso”, revelou.
O diretor da Agência de Inovação, Saulo Moreira, deixou uma mensagem de compromisso e respeito durante a solenidade. “A gente tem muita responsabilidade nesse processo de geração de conhecimento dentro da nossa área de atuação, seja no ensino, na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação, seja na extensão. Então, tudo isso é muito gratificante para quem atua como parte desse processo. É um orgulho que eu mesmo tenho e espero que todos vocês, a partir de hoje, também possam ter”, elencou.
A diretora do CPaq, Ana Graziele Toledo, reforçou que a chegada de servidores ao time agrega também ao pacto de excelência dos servidores públicos federais. “Somos um corpo altamente qualificado, aplicado e formado, com foco em resultado, voltado à eficiência e para entregar o nosso melhor à sociedade. No contexto da UFMS, isso significa mais cursos, mais vagas, mais diversidade, mais inclusão, mais sustentabilidade, mais empreendedorismo, mais inovação. E quem faz isso somos todos nós, proporcionando por meio da UFMS uma educação que transforma e uma ciência que dá vida”, apontou.
O diretor do Instituto Integrado de Saúde, Nathan Aratani, analisou a vinda dos 12 profissionais à UFMS como um ato de bravura. “A gente tem um grande desafio, que é defender o serviço público íntegro, ético e de qualidade, porque nós somos atores importantes para o desenvolvimento do país. Somos um time que trabalha de forma coletiva e em prol do coletivo e que está alinhado para uma entrega de qualidade”, observou.
A servidora Rachel dos Santos, que será alocada para o CPan,
discursou em nome dos colegas empossados. “Meus amigos, desejo que, com o mesmo afinco com que estudamos para sermos aprovados, nós possamos nos dedicar ao nosso trabalho. Estudar vale a pena, somos prova disso. Eu acredito na educação pública, gratuita e de qualidade, eu acredito na Universidade e eu acredito que dela sairão pessoas qualificadas, cidadãos dispostos a construir uma sociedade mais justa. Que o nosso trabalho possa contribuir, mesmo que silenciosamente, para essa grandeza. Bem-vindos ao serviço público. Temos muito o que fazer”, concluiu.
Texto e fotos: Raul Delvizio
















