A UFMS de Campo Grande celebrou neste sábado, 13, a cerimônia de colação de grau de 308 formandos da Escola de Administração e Negócios (Esan), das faculdades de Computação (Facom) e de Odontologia (Faodo), além dos institutos de Biociências (Inbio), Matemática (Inma) e Química (Inqui). A solenidade foi realizada no Ginásio Moreninho, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMS.
Na última cerimônia da UFMS de Campo Grande, colaram grau os concluintes dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia Química, Matemática, Odontologia, Química, Química Tecnológica, Sistemas de Informação, Tecnologia em Processos Gerenciais e Turismo.
A reitora Camila Ítavo celebrou a conquista dos formandos. “Isso é UFMS, essa é a força da qualidade do ensino de uma Universidade que não é nota 10, é nota mil, mas pelo esforço de todos nós. De todos os estudantes, porque não é fácil, […] mas a gente tem certeza da qualidade que todos nós, professores e técnicos, dedicamos a cada um de vocês”, afirmou. A reitora ainda comemorou a inovação das cerimônias de todos os câmpus ainda em dezembro e parabenizou a todos. “Nós conseguimos bater um recorde de formandos e formandos na nossa Universidades, estamos com 18 cerimônias como estas em todo o Estado. Esse é o momento de agradecer e hoje o que estamos fazendo aqui é celebrando, é o momento de celebrar. Eu fiquei super feliz que ao ouvir os colegas, vocês ficaram felizes pelos colegas, isso é algo que passa a formação técnica, é a formação humana, cidadã, íntegra, que nós realmente confiamos que atuamos desse jeito na nossa Universidade. A gente tem que celebrar esses momentos porque momentos difíceis ocorrerão, mas os momentos que a gente pode comemorar, a gente tem que fortalecer”, acrescentou.
A diretora da Facom, Liana Duenha, destacou a felicidade de entregar novos profissionais à sociedade. “Nós nos sentimos muito felizes ao entregar de volta a vocês, pais, familiares e a toda a sociedade, esses talentos maravilhosos: pessoas de bem, com muita força de vontade, tenacidade e determinação, que hoje concluem sua formação em nível superior. E não se trata de uma formação qualquer, mas de uma formação de qualidade, em uma universidade pública a nossa UFMS que se destaca em inúmeros critérios em comparação com outras instituições de ensino, graças à capacidade, ao trabalho, ao amor e à dedicação de toda a equipe: professores, servidores e todos que contribuíram ao longo desses anos em nossa Universidade Federal”, festejou. “Espero que todos sejam muito felizes na profissão e na vida, e saibam que a UFMS sempre estará de portas abertas, tanto para que continuem sua formação quanto para que compartilhem suas conquistas conosco. Para nós, é muito importante saber que vocês foram bem e alcançaram aquilo que buscavam”, complementou.
A professora do Inbio Aline Lorenz foi escolhida como paraninfa da turma do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e discursou em nome dos homenageados da noite. “Este é um momento de celebração dos nossos formandos, mas também de celebração coletiva. Com certeza, sentimos muito orgulho de vocês. Sejam altruístas verdadeiros, trabalhem para que todos possam ter acesso à educação de qualidade e à dádiva de ver o ciclo das águas do Pantanal. Levem com vocês as lembranças das aulas práticas, das saídas de campo, das práticas de ensino, dos cafés e das amizades, porque outra característica da nossa profissão é a dispersão geográfica. Vocês vão sentir falta desse tempo. Tenham responsabilidade com o conhecimento que receberam”, aconselhou.
A bacharel em Ciências Econômicas Jéssica Gonçalez Ribeiro representou os colegas como oradora. “A Universidade foi para nós um ambiente de formação intelectual e humana, onde aprendemos a questionar e a lidar com a complexidade da realidade. Fomos desafiados diariamente, e cada um sabe por tudo o que passou, mas superamos as adversidades e construímos nosso próprio caminho e conquistas. Deixamos o nosso agradecimento à UFMS por manter viva a missão da educação pública, gratuita e de qualidade. Encerramos aqui um ciclo importante e iniciamos muitos outros. Levaremos conosco o orgulho dessa conquista e o compromisso de honrar tudo o que aprendemos até aqui”, concluiu.
Ao final da cerimônia, foram entregues menções honrosas, concedidas pelo Conselho Universitário, aos concluintes com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.
Texto: Thalia Zortéa e Lúcia Santos
Fotos: Bianka Macário e Heloísa Garcia






























































































































































