Penúltima cerimônia de colação de grau do calendário do segundo semestre deste ano, na tarde de hoje, 17, a UFMS de Três Lagoas (CPTL) celebrou a graduação de 166 novos profissionais formados pela Universidade, dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Matemática e Medicina, além dos cursos tecnólogos em Processos Gerenciais, em Gestão de Mídias Sociais Digitais e em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais. O evento reuniu amigos e familiares dos concluintes, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.
A reitora Camila Ítavo enviou uma mensagem de agradecimento aos novos profissionais. “Vocês são o nosso orgulho e a razão de existirmos. Parabéns pela jornada! Hoje a UFMS se renova com a entrega do nosso trabalho que se materializa, que se concretiza na formação de cada um de vocês. Vocês tiveram uma formação de excelência reconhecida nacional e internacionalmente. Mais do que isso, uma formação cidadã, ética, baseada em valores comprometidos com toda a sociedade e com a melhoria do nosso território. Parabéns, que vocês sigam iluminando. A partir de agora, vocês têm a UFMS como alma mater. Levem nossa Universidade no coração de vocês”, incentivou.
A sessão solene foi presidida pelo vice-reitor Albert Schiaveto, que fez votos de sucesso para a jornada profissional de cada egresso. “As estrelas desta tarde vão voar, e muito. Nossa missão como Universidade é formar líderes. Além de cidadãos conscientes, profissionais, nós formamos líderes. Parafraseando Martin Luther King, ativista norte-americano, ‘eu não sou quem eu gostaria de ser’, talvez vocês possam dizer isso. ‘Eu não sou quem eu poderia ser’ e, ainda, ‘eu não sou quem eu deveria ser’, mas graças à UFMS ‘eu não sou mais quem eu era’. Agora, vocês são os profissionais que podem fazer toda a diferença aonde quer que estejam. O futuro tem muitos nomes: para os fracos é o inalcançável, para os temerosos é o desconhecido. Mas para os valentes, para os corajosos, o futuro é a oportunidade’, motivou.
A diretora do CPTL, Larissa Barcelos, encorajou os concluintes em seu discurso. “Que orgulho formar, entregar para a sociedade, 166 profissionais. É um trabalho árduo, mas que, quando nós vivenciamos esse momento, vemos esse auditório tão cheio, vale muito a pena. Nós sabemos que estamos no caminho certo. Para os novos profissionais, eu queria trazer alguns pontos de reflexão. Sendo a UFMS a alma mater de vocês, nesse fim de ciclo, queria pedir para que vocês sejam éticos, no desenvolvimento da profissão que vocês escolheram, na carreira, na vida. Segundo pedido, que honrem os valores que vocês trazem de suas famílias e os valores que cultivam dentro de vocês mesmos, por onde quer que passarem. Ser profissional é uma experiência desafiadora, e o nosso dia a dia tem que ser de resiliência, de ética e de muita responsabilidade. Por fim, tenham sempre coragem de fazer o diferente, de fazer o que é melhor, de fazer aquilo que vocês entendem que vai ser bom”, disse.
Já o paraninfo da turma de Matemática, professor Fernando Pereira de Souza, também representando todos os servidores homenageados, falou em tom de alegria e satisfação. “Hoje é um dia de celebração. Muitas vezes, enxergamos apenas como a formatura de um filho, um neto, um amigo, mas vale a pena refletir o que esse esse dia realmente representa. Ele simboliza um percurso intenso, repleto de desafios, escolhas e esperanças, vivido ao longo dos anos na UFMS. Como professor de Matemática, não sou muito bom com as palavras, então vamos aos números: foram 136 semanas durante quatro anos. Se considerarmos as aulas de segunda a sexta-feira, foram 680 dias. Vindo, voltando, participando de aulas, palestras. Só de aulas, foram no mínimo 2.700 horas. Os cursos aqui representados aparecem seguindo caminhos diferentes, mas, apesar das diferenças entre as áreas, todos aqui foram formados para o mesmo desafio: cuidar da vida e transformar a sociedade por meio do conhecimento”, frisou.
Por sua vez, a oradora representante das turmas, a licenciada em Letras Lamara Cristina Pereira, comemorou a conquista do tão sonhado diploma. “Conciliamos estudo, trabalho, família e vida pessoal e aprendemos que persistir também é um ato de coragem. Como nos ensina Guimarães Rosa, ‘o correr da vida embrulha tudo’. A vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Foi ela que nos manteve de pé, mesmo quando o peso parecia maior do que as nossas forças, seguimos. Porque desistir nunca foi a nossa escolha. Hoje celebramos não apenas uma formatura, mas a consolidação de um processo formativo. Saímos diferentes de quando entramos, mais conscientes, mais críticos e mais preparados para os caminhos que se abrem à nossa frente. Levamos conosco não apenas um diploma, mas uma história construída com esforço, fé e perseverança”, concluiu.
Durante a cerimônia, os formandos com os melhores Coeficientes de Rendimento Acadêmico de seus cursos receberam menções honrosas concedidas pelo Conselho Universitário, em reconhecimento pelo desempenho acadêmico de destaque.
Texto: Raul Delvizio
Fotos: Reprodução/TV UFMS










































