Sob presidência da reitora Camila Ítavo, Crie-MS se reúne na UFMS

Nesta sexta-feira, 3, a reitora Camila Ítavo conduziu a primeira reunião do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) como presidente. A nova gestão tomou posse no dia 3 de setembro em solenidade alusiva ao Dia Estadual da Educação Superior, realizada na Assembleia Legislativa de MS. Pela primeira vez na história, a presidência e a vice-presidência, ocupada pela reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, são conduzidas por mulheres.

“É uma honra presidir o Conselho e receber os reitores e a reitora na nossa casa, tendo como objetivo o fortalecimento do ensino superior e da educação, da ciência e da inovação no nosso estado. O Conselho tem uma missão muito importante no desenvolvimento de MS e do Brasil”, disse a reitora Camila.

A vice-presidente do Crie-MS enfatizou a relevância de uma gestão dedicada e comprometida com o fortalecimento do ensino superior, colocando cada uma das instituições à disposição para os municípios e para o Estado. “Estou muito feliz em ter a Camila ao meu lado nessa empreitada, pois até bem pouco tempo eu estava sozinha. Queremos reforçar as lideranças femininas nos cargos de gestão, diretoras, pró-reitoras. Mais do que por sermos mulheres, estamos nessas cadeiras pela representatividade. Afinal, o que importa não é o gênero, mas a competência”, falou.

Nesse primeiro encontro, participaram todos os reitores das instituições que compõem o Conselho: os reitores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni; o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Goettert; o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul  (Uems), Laércio Carvalho; e o reitor da Uniderp, Cristiano Cupertino.

Entre as pautas discutidas estavam o planejamento estratégico e o plano de comunicação para o Crie-MS; consolidação de dados para o Censo da Educação Superior de MS; levantamento e indicação de representantes em associações e instituições; grupos de trabalho de ensino, pesquisa e extensão, de internacionalização e de comunicação; calendário de eventos para 2025 e 2026; calendário de reuniões; entre outros.

O Crie-MS foi fundado em agosto de 2017 e é uma iniciativa pioneira no Brasil em termos de organização interuniversitária e a unir em uma só organização todas as universidades sediadas no Estado, independentemente se públicas ou privadas.

O encontro foi realizado na Sala de Reuniões da Reitoria da UFMS na Cidade Universitária e contou com a participação da diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS, Rose Pinheiro.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Vanessa Amin e Alíria Aristides