Criado pela Proinfra e NTI, sistema possibilita solicitar diversos serviços pela Internet. Nos primeiros 12 meses de funcionamento, a comunidade avaliou o atendimento de forma bastante positiva.

Sistema registra 7 mil chamadas em um ano

Criada a pouco mais de um ano, a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) atendeu mais de sete mil solicitações de serviços entre os meses de maio de 2013 e maio de 2014. Foram registradas 7.578 chamadas, uma média de 631 por mês. Deste total, 88% foram fechadas com sucesso, comemora o pró-reitor, professor Julio Cesar Gonçalves.

Para dar mais agilidade aos atendimentos nas mais variadas demandas, a Proinfra, com a parceria do Núcleo de Tecnologia da Informação, disponibilizou um sistema de solicitação de serviços em sua página na Internet: http://proinfra.sites.ufms.br/. Desde maio do ano passado, este canal tem auxiliado a Pró-Reitoria e permitido uma avaliação dos serviços prestados pelos setores da universidade e empresas terceirizadas. Enfrentamos desafios diários, pois lidamos com mais de dez empresas terceirizadas que executam serviços variados e que vão desde manutenção de condicionadores de ar a limpeza e conservação, explica o professor. De acordo com ele, o sistema, por meio da pesquisa de satisfação dos usuários, possibilita que sejam avaliados os serviços prestados por essas empresas, corrigindo assim possíveis problemas no atendimento e provocando uma melhora na qualidade dos mesmos.

Quando fechamos o balanço do primeiro ano do sistema, nossas expectativas foram superadas, pois obtivemos um retorno de 26% dos usuários, indicando um grau de satisfação muito alto. Quase 90% avaliaram a qualidade do serviço prestado como ótimo e bom, enfatiza. Mas pretendemos melhorar. Precisamos levar em conta que 13% classificaram como regular ou negativamente o atendimento, então é necessário estudar porque isso aconteceu e qual a melhor forma de diminuir ainda mais este índice, disse. O Pró-Reitor também espera aumentar o feedback gerado pelo sistema. Obtivemos uma participação de quase duas mil pessoas que preencheram a pesquisa de satisfação. Para que possamos fazer uma avaliação ainda mais real, queremos aumentar esse índice. Por isso, peço a todos os usuários que nos auxiliem, respondendo as perguntas sobre a qualidade do atendimento e enviando sugestões.

Para acessar o sistema, basta entrar no site da Proinfra e clicar na guia Solicitação de Serviços. Depois efetuar o login com o passaporte e senha da UFMS e preencher o formulário com as informações pessoais (nome, setor, telefone), escolher o tipo de serviço, enviar arquivos como fotos ou documentos que possam facilitar o atendimento e descrever a situação. A partir daí a comunicação passa a ser via e-mail.