Sistema de ponto eletrônico é testado na UFMS

A partir de dezembro de 2018, passa a funcionar, em todas as Unidades da UFMS, o sistema de ponto eletrônico. O registro será feito por meio da digital do servidor e os objetivos são modernizar o controle de frequência e dar maior transparência às jornadas desempenhadas.

O sistema de ponto eletrônico já funciona em fase de testes na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e na Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), em Campo Grande. A partir de agosto, passará a funcionar também na Reitoria; Pró-Reitorias, Ouvidoria; Auditoria e Secretarias Especiais. A medida atende a determinações do Ministério Público Federal e a acórdãos do Tribunal de Contas da União e trará benefícios como a economia com recursos materiais e a facilidade para os servidores registrarem sua jornada de trabalho. Na fase de testes, estão sendo verificados todos os procedimentos do sistema como o cadastro da digital, o batimento do ponto, os registros em períodos de afastamento e as solicitações de ajustes por servidores junto à chefia imediata, entre outros aspectos. A cada etapa concluída, o sistema é atualizado.

Para acompanhar a implantação do Ponto Eletrônico na UFMS foi instaurada comissão, presidida pela Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Carmem Borges Ortega, e composta pelo diretor da Agetic, Luciano Gonda; pelo chefe da Divisão de Pagamento, Marlos da Silva Pereira; pelo servidor da Agetic, Anderson Cícero da Silva Dias; pela servidora da Secretaria Especial de Avaliação Institucional, Jacyara de Souza; pela servidora do Instituto de Biociências, Mayara Faleiros Quevedo; e pelo servidor Nivalci Barbosa de Oliveira, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Sista-MS).

Na manhã de hoje (9), foi realizada uma reunião com servidores da Auditoria, da Procuradoria Jurídica e de unidades com funcionamento no prédio da Reitoria para explicações sobre a implantação do ponto eletrônico e para a coleta das digitais. A Pró-reitora e o chefe da Divisão de Pagamento também esclareceram dúvidas. À medida que for implantado o ponto eletrônico em cada unidade, serão realizadas reuniões para a coleta das digitais e explicações.

Texto: Ariane Comineti  – Fotos: Geovanna Yokoyama (Estagiária de Jornalismo)