Simpósio Internacional de Geografia Agrária recebe resumos expandidos até 8 de agosto

Entre os dias 8 a 12 de outubro, o Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL) será a sede do 11º Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Singa) e do 12º Simpósio Nacional de Geografia Agrária – Jornada Carlos Walter Porto-Gonçalves. Estudantes de graduação e pós-graduação, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, profissionais da área e representantes de movimentos sociais já podem realizar a inscrição nesta página, enquanto os interessados em submeter resumos expandidos devem enviar os trabalhos até 8 de agosto. 

Com o tema As (in)consequências territoriais da questão agrária e a mundialização do capital: resistências teóricas e políticas, os eventos farão uma homenagem ao professor da Universidade Federal Fluminense Carlos Walter Porto-Gonçalves, falecido em 2023, cuja obra é uma das mais influentes da Geografia Crítica latino-americana. “Carlos Walter sempre foi uma referência por sua postura intelectual engajada e pelo rigor teórico com que pensava os territórios e os saberes dos povos do campo. Homenageá-lo é, além de um tributo, um gesto político de afirmação da Geografia que queremos construir”, destaca o professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia do CPTL e coordenador dos simpósios na UFMS, Thiago dos Santos.

Para ele, trazer a programação para Três Lagoas foi uma decisão estratégica e coletiva. “O Singa é um dos principais eventos da Geografia Agrária no Brasil e sua presença em Três Lagoas tem um valor enorme. O Mato Grosso do Sul vive uma realidade marcada por conflitos no campo, sobretudo contra os povos indígenas Guarani e Kaiowá, além da expansão acelerada do monocultivo de eucalipto, no chamado ‘Vale da Celulose’. Realizar o Singa aqui é uma oportunidade de promover um debate profundo e situado, com a ciência dialogando diretamente com os territórios em disputa”, explica o professor. 

A programação inclui palestras e mesas de debate, com a presença do professor da Universidade de São Paulo Ariovaldo Umbelino de Oliveira e da diretora da Comunidade de Estudos Jaina, da Bolívia, Cláudia Pilar Lizárraga Aranibar. “O Singa é mais do que um evento, é uma experiência coletiva de formação crítica e engajamento com os desafios reais do campo brasileiro. Estudantes da graduação e da pós-graduação terão acesso ao que há de mais atual na Geografia Agrária, com conferencistas de renome nacional e internacional. É um momento único para a UFMS e para Três Lagoas que irá receber o evento pela primeira vez”, ressalta Santos.

Os eventos são fruto de uma parceria entre a UFMS e instituições públicas de ensino do Estado, como a Universidade Federal da Grande Dourados, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, além da Associação dos Geógrafos Brasileiros, composta por docentes de todo o país. “Essa ampla rede é fruto de três anos de diálogo e construção coletiva. Foi essencial contar com o apoio da direção da UFMS e de suas pró-reitorias, além do trabalho incansável de colegas, pesquisadores e estudantes que se engajaram com entusiasmo nessa missão”, acrescenta o professor.

Mais informações sobre a programação estão disponíveis na página oficial do evento.

Texto: Lúcia Santos