Simpósio de Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos debate a pecuária do futuro

A sétima edição do Simpósio de Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos (Repronutri) será realizada nos dias 29 e 30 de julho, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Neste ano, o evento debate a pecuária do futuro, com a presença de autoridades e pesquisadores estaduais, nacionais e internacionais.

Entre as temáticas abordadas no evento estão discussões sobre as perspectivas para a cadeia produtiva da carne e agropecuária, protocolos reprodutivos para as novas exigências do mercado, inteligência artificial aplicada nas decisões de manejo, fertilidade e maximização do lucro, além de tratar do bem-estar animal, práticas sustentáveis, nutrição e boas práticas sanitárias.

A professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, coordenadora do evento na UFMS e diretora científica do 7º Repronutri, Eliane da Costa e Silva, ressalta que o simpósio é um momento que permite que profissionais da área atuem de forma moderna e preocupados com princípios éticos. “A ideia é que a gente possa trazer as informações do mercado futuro, das preocupações da sociedade com os produtos de origem animal, para que os profissionais se transformem em indivíduos mais atualizados com a demanda do consumidor de produtos de origem animal, além de trazer benefícios para a sociedade de uma forma geral, melhorando o sistema produtivo tanto no quesito eficiência, mas também garantindo sustentabilidade e princípios éticos no sistema de produção”, ressalta.

O simpósio é realizado desde 2015 e, nesta edição, um dos destaques é o módulo que aborda o uso da inteligência artificial para a melhoria da pecuária de precisão, com a participação do professor da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, João Dórea. O evento também contará com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck; do jornalista e ministro de Estado de 2011 a 2015, Aldo Rabelo; e demais pesquisadores e especialistas da área. “Procuramos trazer uma forma de atualização com informações bem novas sobre o sistema de produção da cria que possa ser abarcado e aproveitada, não só pelos produtores, como pelos profissionais que atuam na assistência veterinária, zootécnica e também na formação dos estudantes”, conclui a professora.

O Repronutri é uma realização da UFMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Uniderp, Embrapa, Semadesc, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental, FertPlan Consultoria, Inovagen Consultoria Veterinária, CIA Assessoria Agrícola e Pecuária, Leader Gestão Genética e Gênesis.

Texto: Bianka Macário