Setenta propostas receberão incentivo para participação em eventos nacionais e internacionais

Professores e estudantes de graduação e pós-graduação de 18 unidades da Administração Setorial serão beneficiados com recursos para participação em eventos científicos nacionais e internacionais. Ao todo, foram aprovadas 70 propostas para apresentação de trabalhos no Brasil e em países, como Argentina, Áustria, Chile, Espanha, Estados Unidos, Paraguai e Portugal.

“Devido ao grande número de propostas recebidas, os editais foram encerrados antes do prazo inicialmente previsto, que era novembro de 2025. As inscrições foram finalizadas em 30 de julho, após o esgotamento dos recursos disponíveis”, explica a diretora de Cooperação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Beatriz Lima.

De acordo com Beatriz, o edital voltado à participação em eventos científicos internacionais recebeu 21 propostas, das quais 14 foram aprovadas. Foram contemplados pesquisadores dos Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL) e Chapadão do Sul (CPCS); das faculdades de Educação (Faed) e Artes, Letras e Comunicação (Faalc); e dos institutos de Biociências (Inbio) e Integrado da Saúde (Inisa). Cada pesquisador receberá R$ 8 mil para custeio da viagem.

Já no edital voltado para eventos científicos nacionais, foram submetidas 65 propostas, das quais 56 foram contempladas, sendo 16 de pesquisadores, 14 de estudantes de graduação e 26 de estudantes da pós-graduação das seguintes unidades: Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade; CPTL, CPCS e Câmpus da UFMS de Coxim e do Pantanal; Faed, Faalc e as faculdades de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia, Ciências Humanas, Computação, Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Inbio, Inisa e dos institutos de Física e de Matemática.

O professor da Faed Júnior Silva participou pela primeira vez do edital e teve sua proposta aprovada. “É uma iniciativa importante, haja vista que o auxílio financeiro impulsiona os docentes a se fazerem presentes em eventos científicos nacionais e internacionais. Estar em eventos acadêmicos é de grande relevância, pois é uma oportunidade para que estejamos em frequente atualização sobre os assuntos quem dizem respeito às áreas em que atuamos. Cientificamente, é uma oportunidade ímpar para que a produção científica produzida seja socializada e debatida e politicamente, uma ótima ocasião para o networking e ampliação da rede de parcerias”, comenta.

Ele vai utilizar o recurso para participar do Congresso Internacional de Ciências do Esporte, que será realizado em São Paulo, em setembro. “É o maior evento de Educação Física nacional. Por ocasião, além de integrar a comissão científica do GTT Lazer e Sociedade, estarei apresentando e acompanhando discentes na apresentação de cinco trabalhos produzidos na iniciação científica, mestrado e Programa de Educação Tutorial. O evento conta com a premiação dos melhores trabalhos, que posteriormente, serão publicados em um periódico nacional. Esperamos, novamente, sair do evento com algum trabalho contemplado”, ressaltou o professor.

O edital para eventos científicos internacionais vai possibilitar ao professor do Inbio Diogo Santana participar de um evento nos Estados Unidos. “Nunca havia participado de editais como este, é a primeira vez que submeto uma proposta desde que ingressei na UFMS em 2017. O incentivo para docentes e discentes participarem de eventos internacionais é essencial para divulgação ampla dos resultados de pesquisas conduzidas na Universidade. O recurso vai cobrir parte dos custos da minha participação no 110º Annual Meeting of the Ecological Society of America, em Baltimore, Estados Unidos. Durante este congresso, além de participar de reuniões da diretoria e do conselho da sociedade, vou apresentar uma palestra sobre ciência aberta baseada na minha experiência como editor de periódicos internacionais e também apresentar um pôster com os resultados da tese de doutorado de meu ex-aluno no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação. Este projeto faz parte do edital Universal CNPq, aprovado há alguns anos, para apoiar pesquisas sobre variabilidade fenotípica em ambientes urbanos brasileiros”, conta.

Os professores Paulo Teodoro e Larissa Teodoro já participaram em anos anteriores e também foram contemplados. “Nós participamos de um evento internacional em Barcelona para apresentação de trabalhos e agora nós fomos contemplados novamente para a participação de um evento internacional na Áustria. Nós vamos apresentar trabalhos com milho, um evento de cereais. Esse é um incentivo extremamente importante da Universidade que permite internacionalização dos programas de pós-graduação. Na nossa área de Ciências Agrárias, esse é um dos pilares de avaliação. Todos os programas são cobrados por internacionalização. Esse edital para os professores participarem, coloca todos os programas da UFMS um passo à frente”, ressalta Paulo. “Isso é extremamente importante, pois você consegue fazer redes de pesquisa, se atualizar sobre temas na sua área, conhecer novas pessoas, pesquisadores, visitar novas universidades, aproveitar esse momento também para fazer esse tipo de ação. Vamos aproveitar para fazer uma visita à Universidade da Áustria e tentar traçar novas parcerias”, completa.

Outras oportunidades

Segundo a diretora, em 2024, foram contemplados 46 pesquisadores, quatro estudantes de graduação e 16 estudantes de pós-graduação no edital voltado à participação em eventos nacionais. Já para eventos no exterior, foram apoiados 16 pesquisadores, dois estudantes de graduação e nove estudantes de pós-graduação.

“A Propp reforça a importância de os proponentes ficarem atentos às especificidades de cada edital, como o local de realização do evento. Também é essencial observar com atenção os critérios exigidos e os valores solicitados, conforme a categoria (pesquisador ou estudante)”, alerta Beatriz. “Aqueles que não conseguiram submeter propostas neste ciclo devem acompanhar as próximas chamadas, que serão divulgadas na página da Propp”, finaliza.

Texto: Vanessa Amin