Servidores podem inscrever projetos para 500 bolsas de iniciação científica e tecnológica

Para o período de 2020 a 2021 a UFMS e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ofertam aos acadêmicos de graduação 500 bolsas de iniciação científica e de iniciação tecnológica e inovação. A seleção das propostas está em andamento e a inscrição pode ser feita pelos docentes e técnicos administrativos até 14 de abril no Sigproj.

De acordo com a chefe da Coordenadoria de Pesquisa da Universidade, Gecele Matos Paggi, os programas de iniciação científica (PIBIC e PIBIC-AF) e de iniciação tecnológica e inovação (PIBITI) proporcionam aos estudantes “um maior contato com o campo acadêmico da pesquisa; o aprendizado de novas metodologias e da escrita científica; uma maior facilidade de continuidade dos estudos nos programas de pós-graduação; a especialização em uma área de atuação; o networking com a participação em eventos nacionais e internacionais e também um espaço mais amplo de atuação no mercado e na sociedade, uma vez que as pesquisas atendem a diversas demandas empresariais e da administração pública. Com toda essa bagagem o estudante vai saber se tem perfil para trabalhar em uma empresa ou vai para a área acadêmica, para o setor público, ele vai devolver todo esse conhecimento e experiências adquiridas à sociedade”, disse.

Além de servidores efetivos, poderão enviar propostas professores aposentados e visitantes que atuam em programas de pós-graduação da UFMS. Outros requisitos são: ser membro ou coordenador de projeto de pesquisa vigente cadastrado no Sigproj UFMS, ter cadastro no Orcid e ter esse cadastro no currículo lattes, entre outros.

As propostas deverão ser enviadas em uma das faixas descritas no edital. A faixa A é voltada a servidores que já tenham sido contemplados com bolsas de iniciação científica e de iniciação tecnológica e inovação nos últimos cinco anos e a faixa B é voltada aos que não tenham sido contemplados com bolsas neste mesmo período. “Servidores com mestrado poderão enviar uma proposta, com doutorado poderão enviar até duas propostas e bolsistas produtividade do CNPq até três propostas. Lembrando que estes últimos só poderão enviar propostas na faixa A”, informou Gecele.

Do total de bolsas, 269 serão ofertadas pela UFMS e 231 pelo CNPq. As bolsas terão valor mensal de R$400 e vigência prevista de agosto de 2020 a julho de 2021. A indicação dos bolsistas será feita pelos coordenadores das propostas aprovadas.

Todas as informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital a seguir e dúvidas poderão ser enviadas também para o e-mail inic.propp@ufms.br.

 

Download (PDF, 6.08MB)

 

Texto: Ariane Comineti