Servidores participam de seminário sobre Avaliação Institucional

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul promoveu nesta semana um seminário sobre Avaliação Institucional. O evento é promovido pela Secretaria Especial de Avaliação Institucional e teve como objetivo discutir a área da avaliação institucional e levantar algumas questões importantes para avançar no uso desse mecanismo dentro da Universidade.

A palestra proferida pelos professores Vanda Rutkowski Tognarelli e Manuel Fernandes Paradela Ledón abordou dois tópicos: o processo de Avaliação Institucional, implantado pela Lei nº 10.861 (2004) que regulamenta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); e a relação entre as funções das áreas e setores institucionais com a área avaliativa.

De acordo com a Secretária Especial de Avaliação Institucional, Marize Terezinha Lopes Peres, com a palestra se espera sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da avaliação, além de “qualificar as pessoas para trabalhar com avaliação institucional da forma que deve ser trabalhada: de maneira participativa e coletiva. A partir do momento que conseguirmos sensibilizar as pessoas da importância, as pessoas vão se sentir acolhidas nesse processo e contribuir com ele”, comenta.

A Avaliação Institucional tem o papel central na identificação de zonas fortes e frágeis dentro dos processos administrativos. Essa característica, segundo a palestrante Vania Rutkowski, permite que a avaliação seja um importante instrumento no planejamento da universidade. “O grande objetivo da avaliação não é identificar onde estão os melhores e piores, é identificar os locais onde a universidade não está bem e pensar coletivamente uma solução.  A avaliação também ratifica os pontos positivos que a universidade possui, estabelecendo padrões de excelência”, pontua.

Para a atual gestão o incentivo nessa área avaliativa dará um impulso significativo na construção de um planejamento mais sólido e focado na excelência dos procedimentos. Por isso o curso foi dirigido a equipe de pró-reitores e a equipe responsável pela avaliação de cada Unidade.