Servidor da UFMS cria website sobre leitura em meios digitais

A leitura em meios digitais é assunto de um website criado pelo Técnico em Assuntos Educacionais da UFMS, Eduardo Figueiredo. O website Leitura Digital (http://leituradigital.net.br) está no ciberespaço desde o início de janeiro de 2018 e tem por objetivo discutir questões sobre ereaders (aparelhos para ler livros digitais), ebooks (livros digitais), o livro impresso e sua trajetória e a comparação deste com o cenário do livro digital.

Segundo Eduardo, a leitura digital é um fato consumado na sociedade moderna, uma vez que praticamente todas as pessoas acessam a internet, seja em computadores, tablets ou celulares. Logo, há um campo vasto para a dita literatura convencional ocupar no ciberespaço. “Isso, contudo, não anuncia o fim do livro impresso, uma vez que essa mídia ao invés de estar em declínio vive seu momento de apogeu, sobretudo se observamos o contingente de pessoas letradas no mundo, com acesso a livros, o maior da história, e a quantidade de livros impressos aumentando ano a ano”, afirmou Eduardo.

“Mesmo assim, o espaço para os dispositivos de leitura digital, os ereaders, está posto e tende a se consolidar, com o surgimento de aparelhos mais eficientes, atraentes e baratos, que tornarão essa modalidade de leitura cada vez mais acessível”, explicou o servidor. Doutor em Educação com foco em tecnologias digitais e mestre em Teoria Literária com foco no ciberespaço, Eduardo tem pesquisado e vivenciado o universo digital desde os anos 1990 e acredita que a transição para esse mundo é um caminho sem volta.

Além de discutir essas questões, o website pretende ser um veículo de auxílio para uma pesquisa que Eduardo pretende iniciar ainda em 2018 sobre a leitura em ereaders. Em colaboração com outros pesquisadores da UFMS, Eduardo irá compor um grupo de leitores em meio digital para trocarem impressões sobre suas experiências de leitura. “A grande questão, acredito, será entender, a partir da percepção dos leitores, qual o nível de satisfação de leitura nessa modalidade, ou seja, a experiência de leitura obtida nesses dispositivos”, concluiu Eduardo.

Leitura digital http://leituradigital.net.br