Seminário apresenta experiências e pesquisas sobre inovação na Educação

Com intuito de refletir sobre ações e pesquisas em relação aos usos de tecnologias digitais na educação, a Universidade, por meio do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, vinculado ao Instituto de Matemática (Inma), promove o 2º Seminário Sul-Mato-Grossense de Tecnologias Digitais na Escola, a partir de amanhã, 19. Para ampliar a participação de professores e pesquisadores de Mato Grosso do Sul e de outras regiões do país, o evento será realizado de forma virtual.

Nesta segunda edição, o seminário reúne professores, estudantes e pesquisadores interessados em debater sobre como esses recursos transformam formas de aprender, ensinar e interagir no ambiente escolar, a partir de experiências práticas e pesquisas recentes sobre integração ao currículo escolar. Ao longo dos dois dias, a programação inclui palestras, mesas temáticas, oficinas, sessões de comunicação científica e relatos de experiências.

“Todas as ações do evento foram pensadas para contribuir para esse debate. Quando a gente propõe uma mesa temática de abertura com o uso de IA [inteligência artificial] na escola, onde três pesquisadoras vão falar das experiências de investigações na escola com o uso de IA, me parece que nós temos uma grande contribuição para que todos os participantes, professores, pesquisadores, possam pensar nesses usos. E da mesma forma as oficinas, que são pensadas para debater possibilidades de uso de tecnologia no espaço”, afirma a professora do Inma e coordenadora do evento, Suely Scherer.

A docente destaca ainda que o evento nasceu da necessidade de criar um espaço permanente de diálogo sobre o tema e explica a escolha da modalidade on-line para a edição de 2025. “A ideia é que nós continuemos desse modo. Um ano nós fazemos local, presencial, onde a participação maior, a gente imagina, seja do próprio Estado, porque é isso que nos motivou discutir isso dentro de Estado. No segundo, ela [a edição] é on-line, para que a gente possa abrir o espaço para dialogar com outros pesquisadores e professores de todo o Brasil”, explica.

Sobre os impactos esperados, a professora ressalta que o evento incentiva uma compreensão mais ampla do papel das tecnologias na escola. “Esses outros modos de aprender só são viabilizados na escola a partir do conhecimento do professor e de propostas de ensino onde se integre tecnologias digitais. E nesse movimento da integração curricular de tecnologias digitais, a ideia é ampliar e discutir possibilidades de trazer a consciência para esses outros usos que se fazem tecnologias digitais na escola”, complementa.

A programação completa e o formulário para inscrições estão disponíveis neste link.

Texto: Douglas Rebelato, estagiário da Agência de Comunicação Social e Científica