A 7ª Semana Nacional de Arquivos será realizada entre os dias 5 e 7 de junho, com programação presencial no Arquivo Central. No ano em que o Conselho Internacional de Arquivos completa 75 anos, o tema da edição brasileira será Arquivos – territórios de vida.
Em busca de provocar reflexões e debates sobre os arquivos e a história, serão realizadas exposições fotográficas, oficinas, visitas mediadas, caminhadas e rodas de conversa, abertas tanto às comunidades interna e externa. A arquivista da Universidade, Débora Resstel, afirma que a edição local do evento será concentrada na Cidade Universitária, com interações que pretendem narrar a história tanto da UFMS quanto da própria evolução humana.
“Com a realização do evento pretende-se mostrar que não existe o termo arquivo morto, mas que os arquivos são, não apenas territórios de vidas, como o próprio nome proposto pelo Arquivo Nacional sugere, e que se revestem de importância por contribuírem com o desenvolvimento da sociedade, e com a construção e salvaguarda da memória. O conhecimento da história nos proporciona o sentimento de pertencimento a determinado local, além de auxiliar na promoção dos direitos do cidadão”, explica a arquivista.
Programação da Semana Nacional de Arquivos
De 5 a 7 de junho, das 8h às 16h30, no Arquivo Central, será realizada a exposição fotográfica Histórias e Memórias: mais do que construções, espaços que transformam, com imagens de todas as mudanças que a Instituição passou ao longo dos anos.
No dia 5, será a oficina Arquivos da Idade da Pedra e Cerâmicos, com a arquivista Luana Moura Pinto, que vai mostrar aos presentes o acervo arqueológico, abordando temas como coleta, higienização, identificação, catalogação e guarda do acervo de maneira prática e teórica. A ação será em dois horários, às 9h e às 14h, as vagas são limitadas.
Nos dias 6 e 7, três visitas mediadas na Cidade Universitária estão programadas com alunos de escolas públicas, participantes do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI), além de servidores e público externo. Chamadas de Trilhas da Memória: a UFMS pelo olhar do Arquivo, os participantes farão uma caminhada pelo câmpus, conhecendo construções que fazem parte da história da Instituição, além de conhecer mais sobre seu funcionamento e curiosidades locais. Em ambos os dias, às 8h30, a visita guiada será oferecida para os alunos e membros da UnAPI, no dia 6, às 14h, a caminhada é aberta à comunidade externa e servidores, também com vagas limitadas.
E no último dia do evento, às 15h, será realizada a 2ª edição do Tereré da Memória, que leva o tema O Arquivo Central da UFMS ao longo do tempo. O bate-papo será no Arquivo Central, com servidores ativos e aposentados, que contribuíram para a preservação do acervo histórico da Universidade.
As inscrições para a Semana Nacional de Arquivos podem ser feita pelos canais: (67) 3345-7045 e arquivo.agecom@ufms.br.
Texto: Agatha Espírito Santo
