Semana de Computação propõe debates sobre educação, acessibilidade e protagonismo feminino

A união entre tecnologia e educação foi o destaque da abertura da Semana de Computação e da Escola Regional de Educação em Computação, eventos promovidos pela Faculdade de Computação (Facom), entre hoje, 18, e sexta-feira, 22. A cerimônia foi realizada no Auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, na Cidade Universitária, e teve a presença de estudantes, professores, técnicos-administrativos e pesquisadores de outras instituições.

A reitora Camila Ítavo prestigiou a abertura da programação e elencou as conquistas recentes da Facom. “Fico muito feliz com essa Semana da Faculdade de Computação, com tantos projetos integradores importantes, como com a B3. Estamos trabalhando a várias mãos e a Facom está envolvida diretamente, inclusive na Licenciatura em Computação. Estamos iniciando o projeto de lei, que vai ser o embrião, que vamos testar juntos e discutir enquanto Universidade, buscando construir uma formação sequencial e integrada para que nossos estudantes que desejarem possam seguir na área da docência em Computação”, revelou. “Só tenho a agradecer, em nome da Universidade, por todo o apoio e dedicação que vocês têm demonstrado nessa missão coletiva”, acrescentou.

A diretora da Facom, Liana Duenha, destacou o papel do evento para a integração entre ensino, pesquisa e extensão. “Este ano, temos a alegria de realizar a Semana [da Computação] em conjunto com a Escola Regional de Educação em Computação, o que amplia ainda mais o alcance e a relevância do evento. Com isso, o foco principal desta edição está voltado à Educação em Computação, uma área emergente e estratégica para o nosso país”, disse. “A Semana da Computação da Facom é mais do que um evento, é um convite à colaboração, à inovação e ao fortalecimento da nossa atuação como Instituição comprometida com o futuro da educação em Computação”, completou.

Para o professor e coordenador do evento, Amaury de Castro Junior, a iniciativa é essencial para complementar a formação dos estudantes. “Eventos como este são oportunidades valiosas para isso. Eles promovem uma formação complementar, colocam os estudantes em contato direto com pesquisadores de diversas partes do país, permitem a troca de experiências, o aprofundamento em áreas específicas através de palestras e minicursos, e ajudam até mesmo na construção de redes de contato, o famoso networking, tão importante na trajetória profissional”, explicou. “Ao apresentar diferentes áreas e possibilidades de atuação, esses momentos podem ser decisivos para que nossos alunos descubram seus próprios caminhos dentro da computação, entendam melhor suas afinidades e, quem sabe, encontrem futuras áreas de pesquisa ou atuação no mercado”, concluiu.

Durante a abertura da programação, o professor da Facom Edson Cáceres foi homenageado. “Receber a homenagem da Facom foi muito gratificante e muito emocionante. Desde a criação do curso, no final da década de 80, até os dias de hoje, o crescimento e a consolidação da área de Computação na UFMS são notáveis. Isso só foi possível graças ao trabalho árduo e dedicado dos professores, alunos e técnicos-administrativos, que, com apoio da administração da UFMS, tornou um sonho em realidade. Compartilho a homenagem recebida com todos que participaram dessa caminhada”, agradeceu.

Programação

Após a cerimônia de abertura, o professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Leandro Guedes ministrou a palestra Inteligência Artificial e Design Inclusivo: oportunidades para a educação e acessibilidade. “É muito importante capacitar nossos alunos, porque esse tema, infelizmente, ainda é pouco presente no currículo básico. Precisamos disseminar essas novas técnicas, que estão cada vez mais difundidas, especialmente no que diz respeito à acessibilidade e à adaptação para diferentes públicos. Normalmente, o aluno enxerga um tema comum, um público comum, mas podemos adaptar tudo para pessoas que tenham deficiência ou alguma necessidade especial”, ressaltou o palestrante, que também enfatizou a importância do tema para desenvolvimento de soluções inovadoras e geração de competitividade para o Brasil.

A professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Sílvia Bim conduziu a segunda palestra do dia, abordando o tema Educação em Computação: lições de Ada Lovelace, reconhecida como a primeira pessoa a criar um algoritmo processável por computador, em 1843. Ao abordar a história, a apresentação trouxe reflexões para o ensino da computação.

“Ada recebeu uma educação diferenciada para a época, restrita às mulheres, estudando em casa com tutores. Essa formação, baseada nos princípios pedagógicos de Pestalozzi, ainda tem muito a contribuir para os métodos educacionais atuais”, reforçou Sílvia. “A ideia é olhar para o passado e resgatar o que podemos aplicar hoje, diante das demandas atuais da educação”, comentou. “Observem biografias e trajetórias de pessoas pioneiras, como Ada Lovelace ou o professor Edson Cáceres, recentemente homenageado. A vida dessas pessoas tem muito a nos ensinar e a inspirar”, aconselhou.

Para mais informações sobre a programação de palestras e minicursos da Semana de Computação e da Escola Regional de Educação em Computação, acesse a página.

Texto e fotos: Lúcia Santos