Como parte da programa da semana de boas-vindas, foram plantadas hoje de manhã, 14, cinquenta mudas de ipês branca e roxa em frente ao Restaurante Universitário, na Cidade Universitária. A ação faz parte também do UFMS Sustentável e contou com a participação de servidores e estudantes, em parceria com a empresa Águas Guariroba.
Para o reitor Marcelo Turine, o objetivo da ação além de acolher os estudantes é mostrar uma Universidade verde, sustentável. “A educação e a ciência são a revolução do desenvolvimento social, do desenvolvimento humano de um país”.
A vice-reitora Camila Ítavo recordou que na implantação da Cidade Universitária não havia árvores e hoje se tornou reserva de proteção ambiental. Ela destaca ainda que um espaço arborizado torna o ambiente muito melhor para se trabalhar e para estudar. “É uma grande alegria participar desse momento. Temos uma Universidade viva, alegre, sustentável, trabalhando a formação dos jovens, mas sobretudo da formação cidadã, ética, responsável, humanizada e sustentável”.
Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, o plantio das mudas foi pensado para fechar a semana de recepção dos estudantes como uma ação simbólica. “É importante imprimir e sensibilizar a nossa comunidade a importância da gente manter o verde, manter a natureza, preservar, a ideia de plantar. O ipê representa Mato Grosso do Sul e vamos deixar essa região do Restaurante Universitário mais bonita. Essa memória, mesmo depois que esse estudante se forme, se torne um egresso ele vai lembrar desse momento”.
O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves, relata que outras ações como esta estão sendo preparadas ao longo do ano com destaque para o mês de junho, dedicado ao meio ambiente. “A Universidade planta o conhecimento, o aluno cria sua raiz e cresce profissionalmente. Esta é a missão da universidade”.
Texto: Mirtes Ramos
Fotos: Álvaro Herculano