Seleção oferece 185 bolsas de monitoria para estudantes de todos os Câmpus

O processo seletivo que oferece 185 bolsas de monitoria foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira, exclusiva aos professores de todos os Câmpus, já está com inscrições abertas para a submissão de propostas de disciplinas. Na etapa seguinte, os estudantes poderão se inscrever.

Por meio deste edital, a UFMS disponibilizará o valor de R$ 222 mil para a concessão das bolsas, com duração máxima até novembro. O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, reforça que a monitoria é uma atividade de ensino importante para o fortalecimento dos cursos, pois articula a teoria e a prática. 

“É uma oportunidade para o estudante monitor desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal, consolidar o conhecimento em alguma área do curso e também vai instigar o desejo de ajudar as pessoas. Isso contribui para a sua formação intelectual e também o torna um cidadão melhor. A monitoria pode ser a primeira experiência docente dos futuros professores”, diz.

O edital tem como objetivo selecionar estudantes para atuarem como monitores e o número de vagas para cada unidade foi distribuído de acordo com o Total de Alunos Equivalentes da Graduação (Taeg). Os estudantes atuarão como auxiliares dos professores das  disciplinas de graduação, ajudando a corrigir exercícios, desenvolver atividades práticas e ofertar plantão para dúvidas.

Para participar, o docente deve ter disponibilidade de orientar o monitor, além de elaborar um plano de atendimento às atividades de monitoria. As disciplinas inscritas serão avaliadas conforme a quantidade de estudantes, de turmas, o índice de reprovação no último semestre e a quantidade de cursos atendidos. 

A segunda do processo seletivo é destinada à inscrição dos estudantes interessados. Os candidatos devem estar regularmente matriculados em um curso de graduação, precisam ter cursado a disciplina à qual concorre à vaga, além de ter disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício das atividades. O valor da bolsa monitoria é de R$ 400 e os estudantes serão selecionados de acordo com a média geral acadêmica, disponível no Histórico Escolar. 

Inscrições

A primeira etapa da seleção já está com inscrições abertas e os professores têm pouco tempo para participar. Os docentes devem submeter as propostas pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj) até o dia 8 de agosto. O resultado deve ser publicado até o dia 12.

Na segunda etapa, os estudantes devem acessar o SigProj com o passaporte institucional e preencher as informações solicitadas. O prazo para as inscrições dos candidatos a monitores começa no dia 17 e segue até 21 de agosto. O resultado final será publicado no dia 30 de agosto e as atividades de monitoria começam no dia 1º de setembro. 

Texto: Mylena Rocha