Entre os dias 4 e 5 deste mês, a UFMS irá sediar a segunda edição do “Seminário Estadual sobre Agrotóxicos: Informação e Ação”. Promovido pela Comissão Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos de Mato Grosso do Sul, o evento ainda tem o apoio do Ministério Público Federal (MPF/MS), Ministério Público do Trabalho (MPT/MS), dos órgãos ambientais, instituições de ensino e dos profissionais ambientalistas.
De acordo com o Relatório do Ministério da Saúde, o estado de Mato Grosso do Sul se encontra em sétimo lugar na classificação dos estados com maiores quantitativos de agrotóxicos comercializados por hectare. Um uso crescente de 36% nos últimos 11 anos, segundo o IBGE. Diante desse cenário, o evento propõe ampliar o debate sobre a utilização desses produtos químicos às atividades agrícolas, assim como informar sobre os impactos no cotidiano.
Durante os dois dias de evento, a programação reúne palestras, painéis e oficinas, que serão ministradas por grandes profissionais da área, no auditório da SEDFOR. A partir das 19 horas, será realizada abertura do seminário e o lançamento da cartilha “Como denunciar impactos às atividades produtivas, à saúde e ao meio ambiente ocasionados por agrotóxicos”. Os interessados em participar, devem preencher o formulário, disponível no aqui. Mais informações, entre em contato pelo e-mail nucleoambiental@mpms.mp.br
Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)
