SBPC 2019


CONHEÇA A SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, que defende o avanço científico e tecnológico, o desenvolvimento educacional e cultural e a difusão e popularização da ciência em todo o Brasil. Durante sete dias, milhares de pesquisadores brasileiros e estrangeiros se reunirão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para apresentar resultados de suas pesquisas e para debater estratégias e políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em julho de 2019, Campo Grande se tornará a capital da ciência brasileira, sede do maior e mais importante evento científico da América Latina: a 71ª Reunião Anual da SBPC, cujo tema será: “Ciência e inovação nas fronteiras da bioeconomia, da diversidade e do desenvolvimento social”.

Em 2018,  a 70ª Reunião Anual da SBPC foi realizada, de 22 a 28 de julho de 2018, no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”. Foram 135 atividades realizadas, entre mesas-redondas, conferências, encontros, sessões especiais e minicursos, com um público total de mais 11 mil participantes. Veja a Programação Científica e a Sessão de Pôsteres, além de outras atividades, como a SBPC InovaçãoSBPC Afro e IndígenaSBPC EducaçãoSBPC CulturalSBPC JovemExpoT&C, e o Dia da Família na Ciência.

PÁGINA OFICIAL

AÇÕES

A UFMS já está em movimento para preparar toda a comunidade acadêmica para a 71ª Reunião Anual da SBPC. Estão sendo realizadas reuniões com as entidades municipais e federais para tornar a Cidade Universitária, em Campo Grande, ainda mais adequada para receber milhares de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Nesse sentido, vários eventos estão sendo organizados, como a 62ª Oficiência, cujo objetivo é disseminar o conhecimento científico para estudantes do 6º ao 9º ano do Estado, e o Integra UFMS, que entre os dias 5 e 10 de novembro de 2018 vai integrar diversas áreas do conhecimento da Universidade e a comunidade sul-mato-grossense.

Como uma ação inspiradora para a Reunião Anual da SBPC, o Integra UFMS reúne milhares de alunos do ensino médio ao ensino superior, de diversas instituições da rede municipal, estadual, federal e privada do Estado. Desta forma, transpondo os limites da academia, a UFMS cumpre sua função social e, ao mesmo tempo, fortalece os pilares institucionais calcados no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Venha participar, junte-se a nós!

 

MEMÓRIA 40 ANOS

Em 2019, a UFMS completa 40 anos de federalização e para comemorar a data, junto com a 71ª Reunião Anual da SBPC, serão resgatados relatos e memórias de experiências de pessoas que participaram das edições anteriores do evento com o slogan: “40 anos da UFMS na SBPC que eu nunca me esqueço!”

A ação vai ao encontro da iniciativa criada pela SBPC como parte das celebrações dos 70 anos de sua fundação. A SBPC lança uma campanha para resgatar memórias marcantes dos participantes de seus eventos: “A SBPC que eu nunca esqueço”. Trata-se de um projeto que reunirá depoimentos, em vídeos curtos ou notas escritas, que serão divulgados nas mídias da SBPC: no siteem seu canal do YouTube e nas mídias sociais. Todos estão convidados para participar.

Este é um projeto que conta com a colaboração ampla de todas as pessoas que já participaram de eventos da SBPC, como reuniões anuais e regionais, ou qualquer outro tipo de interação com a entidade, que foram de alguma maneira marcante em suas vidas. Para participar e compartilhar suas lembranças, basta gravar um breve vídeo, com duração de 30 segundos a um minuto, e um enviá-lo por aqui.

VÍDEO COMEMORATIVO


CONHEÇA CAMPO GRANDE

Campo Grande, uma cidade planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas, está localizada em uma região de planalto, próxima aos grandes centros do País – apenas 1h30min de voo de São Paulo e de Brasília, importantes pontos de conexão com todos os estados do país. Hoje, com cerca de 900 mil habitantes, a cidade possui dimensões e características próximas aos de uma grande metrópole. No Turismo, Campo Grande dispõe de uma grande infraestrutura tanto para o turismo tradi­cional quanto para turismo de eventos e histórico. Além disso, oferece várias opções de hotéis e equipamentos de lazer rural e urbano, a cidade é considerada um impor­tante ponto turístico em território brasi­leiro. Campo Grande é também passagem obrigatória para o início de uma aventura turística aos que se propõem a conhecer o Pantanal e a região de Bonito.

FALE CONOSCO

E-mail: sbpc2019@ufms.br

Telefone: (67) 3345-7713