RU de Campo Grande finaliza licitação e RUs de Aquidauana, Corumbá e Três Lagoas abrem terceira chamada pública para empresas

No retorno às aulas do segundo semestre letivo, os estudantes da Cidade Universitária terão pela primeira vez o serviço de café da manhã no Restaurante Universitário de Campo Grande. Após o processo de licitação, o RU de Campo Grande vai oferecer café da manhã, almoço e jantar a partir de 4 de agosto.

“Esta é uma proposta do nosso plano de trabalho e que felizmente vamos iniciar na Cidade Universitária a partir de agosto.  Tenho certeza de que em breve teremos o café da manhã em Corumbá, Aquidauana e Três Lagoas”, disse a reitora Camila Ítavo.

O serviço de almoço e jantar continua nos câmpus de Aquidauana e do Pantanal, em Corumbá. Como houve ausência de empresas qualificadas em Aquidauana, Corumbá e em Três Lagoas no primeiro edital de licitação e para garantir o café da manhã e a reabertura do RU do CPTL, a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) publicará até o final de agosto, pela terceira vez, o processo de licitação.

Para cuidar dos estudantes, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) publicou hoje novo edital emergencial de auxílio alimentação, que vai atender para além dos 350 estudantes de graduação presencial já cadastrados no primeiro semestre.  As inscrições estão abertas até 10 de agosto e o benefício durará até o funcionamento do RU do Câmpus de Três Lagoas (CPTL), com previsão de pagamento do mês de agosto ainda em setembro.

O pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi), Hercules Sandim, explica que o processo de licitação para seleção das prestadoras de serviços de alimentação para atender os quatro RUs foi iniciado ainda em dezembro do ano passado, sendo que foi interrompido por indícios de irregularidades no RU do CPTL, o que levou a comunicação do fato pela UFMS e à  apuração pela Polícia Federal.

Segundo ele, a UFMS reiniciou os procedimentos licitatórios com o objetivo de reabrir o RU do CPTL e incluir o serviço de café da manhã em todos os RUs. “Foram feitos ajustes conforme orientações da Controladoria-Geral da União (CGU) e nova pesquisa de preços. O novo Pregão nº 90.014/2025 foi publicado em 5 de maio, recebendo entre 16 e 19 propostas por grupo”, relata Hercules. Entretanto, nenhuma das empresas dos grupos 2,3 e 4, respectivamente Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá, passou da fase de habilitação e os processos foram declarados fracassados na semana passada.

Veja o Edital de Seleção de Estudantes dos Cursos de Graduação Presencial do Câmpus de Três Lagoas para Auxílio-Alimentação em caráter emergencial – 2025/2 na íntegra:

SEI - 23104.000028_2025-41 (2)

Fotos: Agecom