Revitalização do estacionamento central da UFMS

No contexto do Programa de Revitalização e Manutenção da UFMS, a Administração Central aprovou e já está em execução a obra de readequação do estacionamento central da Cidade Universitária, que deverá ser concluída até meados de julho e tem um investimento de R$ 70 mil.

A ação é estratégica porque grande parte das árvores do local estava com as raízes expostas, o que colocava em risco o trânsito de veículos, cadeirantes e pedestres. “Tivemos registro de quedas de pessoas e vagas bloqueadas pelo solo irregular das lajotas”, explica o pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi), Augusto Malheiros, presidente da Comissão Permanente de Patrimônio e Áreas Verdes da UFMS.

A proposta é a revitalização do espaço com a demarcação de 140 vagas para veículos, além de espaço para motos, bicicletas e vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência. No total, a etapa envolve uma área de 1.300 m², que vai da unidade 6 até a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng). As lajotas serão substituídas por asfalto, com a sinalização das faixas de pedestres, demarcação das vagas e placas.

O projeto escolhido foi desenvolvido pela professora Eliane Guaraldo e as acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo. A proposta, aprovada pela Comissão das Áreas Verdes, contemplou a pavimentação do local, mas também a permeabilidade, a manutenção das árvores, com retirada daquelas que estão mortas, e a acessibilidade.

Todo o projeto está sendo acompanhado e monitorado pela Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e  Gestão Urbana) e pela CPO (Coordenadoria de Projetos, Obras e Sustentabilidade) da Universidade.

Texto: Rose Pinheiro

Foto: Paula Navarro (estagiária de Jornalismo)

Download (PDF, 459KB)