Revista Candil destaca premiados do Integra UFMS, entrevista com pesquisadora da NASA e os 15 anos da Fetec-MS

A 22ª edição da Candil, a revista de divulgação científica da Universidade, está disponível para leitura neste link. Toda a edição é dedicada ao maior evento científico de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS 2025, com destaque de capa para os principais resultados, programações de destaque e a realização da primeira Feira das Profissões UFMS.

O trabalho desenvolvido pela cientista planetária e pesquisadora brasileira da NASA Rosaly Lopes é tema da seção Entrevista. A astrônoma, geóloga e vulcanóloga tem mais de três décadas de atuação na área, com participação em três missões especiais, as quais renderam um recorde no Guiness Book em 2006 como a pessoa que descobriu o maior número de vulcões ativos do Universo. Ela ministrou a palestra de abertura do evento, transmitida ao vivo no canal da TV UFMS.

Além da Capa e da Entrevista, as reportagens trazem os trabalhos que receberam as melhores avaliações por área de conhecimento, entre os cerca de 2 mil projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e cidadania apresentados no Integra UFMS 2025.

Há ainda uma reportagem especial sobre a celebração dos 15 anos da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), coordenada pelo professor do Instituto de Química Ivo Leite Filho. O evento, que faz parte da programação do Integra UFMS, expõe trabalhos desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas e privadas da Educação Básica em diversas áreas de conhecimento.

Produzida pela Agência de Comunicação Social e Científica, a publicação possui periodicidade quadrimestral e apresenta produções acadêmicas, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais desenvolvidas na Universidade. Confira esta e outras edições na página da Revista Candil.

Texto: Thalia Zortéa