Reunião inicia aproximação entre Universidade e empresa de energia

Na manhã de hoje (12) as administrações da UFMS e da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) se reuniram com representantes do grupo Energisa com o objetivo de iniciar uma aproximação entre Instituições e empresa.

Estiveram presentes o Reitor da UFMS Marcelo Turine e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Nalvo Franco de Almeida; o Presidente do Conselho Curador da Fapec Ruy Caldas; e o Diretor Técnico e Comercial da Energisa Marcelo Vinhaes, o Gerente Corporativo de Inovação Gilson Paulillo e o Coordenador Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento Marco Arthur Stort.

De acordo com Marcelo Vinhaes a aproximação entre UFMS e Energisa tem o sentido de promover a participação da Universidade dentro dos projetos de pesquisa e desenvolvimento e de eficiência energética executados pela empresa. “A UFMS assim como outras instituições de pesquisa, é uma parceira importante para nossos projetos”, afirmou.

Na reunião, Gilson Paulillo apresentou a estrutura de inovação da Energisa, as direções estratégicas da empresa, a aplicação de novas tecnologias e as plataformas utilizadas para fomentar a inovação junto aos colaboradores. Falou ainda sobre os desafios que a empresa tem do ponto de vista regulatório e sobre o volume de investimentos na área; apresentou as grandes linhas temáticas que têm sido endereçadas pela carteira de pesquisa e desenvolvimento, pontuando estrategicamente um pouco da filosofia da Energisa, e sobre o que se espera como resultado dos projetos endereçados à carteira.

Segundo o Gerente Corporativo de Inovação o processo de inovação no grupo está em desenvolvimento, mas a empresa já possui ferramentas como o Radar de Tendências Tecnológicas para direcionar os investimentos para áreas alvo, proporcionando não só um melhor retorno para a sociedade, por meio da melhoria das operações e serviços da Energisa, como também benefícios para os parceiros envolvidos, como as universidades, os centros de pesquisa, as empresas de consultoria, os empreendedores de base tecnológica (startups), entre outros.