Na noite de ontem (15), representantes de 15 atléticas participaram na reitoria da 1ª reunião de trabalho para planejar e definir novas ações de promoção ao desporto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A iniciativa partiu da administração central da universidade com objetivo de estreitar as relações e consolidar as atividades recreativas na universidade.
Inicialmente, os jovens apresentaram ao reitor, Marcelo Turine, que estava acompanhado do pró-reitor de Ensino de Graduação, Ruy Aberto Caetano, algumas reivindicações. No documento, eles destacaram os pontos mais emergências: iluminação das quadras, desburocratização do acesso dos espaços esportivos, reforma de banheiros e dormitórios e captação de novas parcerias.
De acordo com presidente da Liga das Atléticas, Marcos Vieira, essas mudanças são essenciais, sobretudo a questão da gestão das quadras. “Hoje, por exemplo, cada local é gerido por um setor diferente. Isso dificulta o nosso acesso”, disse.
Além das questões citadas, Marcos também expressou sua preocupação com a realização dos Jogos Universitários para 2017. “Realizamos os jogos deste ano graças ao empenho das atléticas que ajudaram a custear o evento. Para o ano que vem, queremos contar com novas parcerias para oferecer um evento melhor”, comentou.
Turine assegurou aos representantes das atléticas que fará tudo o que estiver ao alcance da reitoria para ajudar as atléticas. “Nosso orçamento para o ano que vem está bem apertado, mas com planejamento e otimização das atividades meio da universidade, vamos investir em áreas prioritárias e, com certeza, o desporto é uma delas”.
Ele lembrou que cuidado com bem-estar dos jovens é uma das formas de se combater a evasão. “O trabalho realizado pelas atléticas é fundamental para os cursos, pois promove a integração dos alunos na vida universitária”, afirma Turine.
O pró-reitor de Ensino de Graduação, Ruy Alberto, complementou a fala do reitor e defendeu a importância das atléticas. “A existência das atléticas é um fator que agrega aos cursos uma vez que contribui para formar laços de amizades entre os acadêmicos”.
Para o presidente das liga das atléticas esse contato com a reitoria é inédito. “Ficamos muito contentes com a atenção que a reitoria está dando para nós. É a primeira vez que estamos aqui, conversando diretamente com o reitor. Isso nos dá muito ânimo”, comentou Marcos.
De acordo com Turine as reuniões com as atléticas ocorrerão mensalmente. A ideia é manter um contato permanente com as associações para garantir a manutenção das atividades de desporto.
Estiveram presentes na reunião as atléticas de Administração, Artes, Engenharia, Direito, Psicológico, Jornalismo, Economia, Educação Física, Farmácia, Arquitetura, Nutrição e Veterinária.
