Resultado de projeto, livro é lançado em escola indígena

Acontece hoje, 11, a partir das 18 horas, o lançamento do livro “A caça Indígena Terena da Aldeia Buriti” na Escola Municipal Indígena Alexina Rosa Figueiredo, na Aldeia de Dois Irmãos do Buriti (MS).

O evento contará com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, que será presidida por um indígena da etnia Terena, Éder Alcântara, além de lideranças locais. Este material, produzido por professores e alunos indígenas que participam do projeto “Ação Saberes Indígenas na Escola”, tem como objetivo subsidiar nos processos de ensino e aprendizagem em conformidade com as temáticas relacionadas à cultura indígena, seus conhecimentos, rituais e tradições.

A Ação Saberes Indígenas na Escola, coordenada pela UFMS, congrega as quatro maiores universidades de Mato Grosso do Sul (UFGD, UEMS, UCDB e UFMS), e aproximadamente 1.500 professores cadastrados, em sua maioria indígenas. Trata-se de um projeto em nível nacional, financiado pelo MEC-SECADI e está vigente desde 2013.

Essa ação visa promover a formação continuada de professores indígenas que priorize produção de material didático e a alfabetização (letramento/numeramento) em língua materna, considerando a realidade sociolinguística dos povos indígenas atendidos, a partir dos seguintes eixos: a) Alfabetização/Letramento em Língua Indígena; b) Alfabetização/Letramento em Língua Portuguesa como língua materna; c) Alfabetização/Letramento em Língua Indígena ou Língua Portuguesa como segunda língua ou língua adicional; e d) Conhecimentos indígenas e artes verbais.