Universidade deve lançar ainda hoje edital para Auxílio Emergencial de Alimentação
Observando as recomendações das autoridades de saúde, especialmente evitando o deslocamento dos estudantes e a aglomeração nos Restaurantes Universitários de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, a Universidade decidiu interromper o fornecimento de refeições até o dia 17 de abril.
Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri, a preocupação da Universidade com as medidas protetivas se estende aos restaurantes universitários. Além disso, com a substituição das aulas e atividades presenciais por estudos dirigidos, houve uma redução significativa na média de refeições servidas no início desta semana, o que foi sentido pelas empresas que administram os espaços. Por exemplo, em Campo Grande, a média caiu de duas mil para cerca de 170, inviabilizando a sua continuidade.
Segundo a pró-reitora, a Universidade deve publicar hoje um edital para Auxílio Emergencial de Alimentação destinado a estudantes vulneráveis economicamente e que tinham como hábito fazer suas refeições nos RUs. “Estamos tomando essa medida de interrupção no atendimento para proteger nossos acadêmicos, mas sem nos esquecer daqueles que têm como única alternativa de alimentação os RUs. O edital deve ser publicado hoje no site da Proaes e todas as fases de requerimento do auxílio serão feitas on-line”, esclareceu Ana Rita.
A pró-reitora destacou também que todos os auxílios estão mantidos. “As atividades de ensino continuam acontecendo por meio das tecnologias de informação e comunicação, então gostaríamos de tranquilizar os estudantes que são beneficiados pelos auxílios que todos serão mantidos”, explica.
Já em relação aos acadêmicos que contam com apoio pedagógico, Ana Rita orienta a procurarem a Proaes para que sejam verificadas alternativas viáveis. “Os estudantes devem entrar em contato com a Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas da Proaes pelo telefone 3345-7016 ou encaminhando um e-mail para diaff.proaes@ufms.br. Vamos atendê-los da melhor forma possível”.
Mais informações sobre os auxílios acesse o site da Proaes. Para acompanhar as medidas tomadas pela Universidade em relação a prevenção contra o coronavírus acesse ufms.br/coronavírus.
Texto: Vanessa Amin