Repórter Júnior dá início às atividades com alunos e professores de escolas de Campo Grande

O projeto de extensão Prática Educomunicativa – Repórter Júnior preparou uma recepção com dinâmica e atividades para integrar os participantes neste sábado, 17. No primeiro encontro, os alunos e professores de escolas públicas e particulares de Campo Grande puderam se conhecer, além de entender o funcionamento dos veículos de comunicação da Universidade e da prática educomunicativa, que será explorada durante a trajetória. 

Para a coordenadora do projeto e diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro, o primeiro encontro é fundamental, tanto para acolher os participantes, como para inspirá-los a prosseguir. “A gente mostra a Universidade, os veículos onde eles vão produzir e também como será a dinâmica do processo. É relevante para que eles continuem, então a ideia é recebê-los de maneira muito carinhosa, acolhedora e de forma a demonstrar a importância de eles estarem aqui”, detalha. 

Foi preparada uma dinâmica para quebrar o gelo e permitir que todos se apresentem. Os alunos e tutores ainda foram recebidos com um kit de boas-vindas e café da manhã. “Nós preparamos uma edição bem diferente e estamos muito animados. Participamos de toda a divulgação, para chamá-los para o projeto e agora esperamos que eles aproveitem tudo que a gente preparou”, afirma Fernanda Sá Justo, bolsista do projeto.

Ao longo do projeto, serão desenvolvidas oficinas de vídeo, rádio, texto e fotografia e mídias sociais. As atividades serão realizadas pela equipe da Brava – Empresa Júnior do Curso de Jornalismo. “Estamos muito felizes por receber os alunos e professores presencialmente. Muitos de nós da Brava já participamos do projeto, mas foi realizado à distância nos últimos dois anos, devido à pandemia”, afirma a presidente da EJ, Anna Luiza Petterman. 

Aluna do Colégio Refferencial, Ágatha Echeverria, de 16 anos, conta que está empolgada para aprender mais sobre a comunicação e afirma que sonha ingressar na Universidade. “Eu decidi participar porque eu amo escrever, amo o jornalismo, me estruturar através das palavras. Eu estou adorando participar e acredito que o projeto tem muita relevância”. 

A professora da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, Daniele Lopes, destaca a importância da educomunicação como ferramenta pedagógica e de transformação. “Conseguimos inscrever nove estudantes desta vez. Estou muito animada, para que eles tenham contato com a educação midiática, que aprendam se posicionar criticamente, seja nas redes sociais ou em outros espaços. Além disso, também temos muitos alunos que querem estudar Jornalismo aqui e estão se preparando para isso”.

O projeto

O projeto, que está em sua quinta edição, já atendeu aproximadamente 100 repórteres juniores e 30 tutores voluntários nos últimos cinco anos. Desta vez, foram selecionados 21 repórteres e 11 tutores. 

Serão realizadas quatro oficinas, que visam preparar os alunos e tutores para a cobertura educomunicativa do maior evento científico de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS 2022. Os demais encontros estão previstos para os dias  24 de setembro e 1º, 8 e 22 de outubro. 

Os materiais produzidos pelos repórteres e tutores serão divulgados na página do Integra UFMS, na Rádio Educativa 99.9 FM, na TV UFMS, e compartilhados nas redes sociais e perfis institucionais da Universidade.

Texto e fotos: Mylena Rocha