Trinta e oito alunos e seis professores de nove escolas de Campo Grande foram selecionados para participar do projeto de extensão Prática Educomunicativa: Repórter Júnior 2025. O resultado pode ser conferido aqui. A iniciativa completa oito anos e terá início neste sábado, 4, com a fase dos encontros para a realização das oficinas de vídeo, rádio, texto e fotografia e mídias sociais para a cobertura do Integra UFMS. Os encontros serão realizados no Complexo EaD e Escola de Extensão, das 8h30 às 16h.
O objetivo do projeto é estimular a prática educomunicativa na UFMS e nas escolas, fortalecer a divulgação científica e estimular o protagonismo dos alunos da Educação Básica e dos estudantes da Empresa Júnior Brava e do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), promovendo também a educação midiática, a participação e a relação dialógica e a vivência na Universidade.
Este ano, participam alunos entre 11 e 18 anos das escolas estaduais Professora Élia França Cardoso, Professor Henrique Ciryllo Correa, Waldemir Barros da Silva, Professora Clarinda Mendes de Aquino, Professora Fausta Garcia Bueno, Adventor Divino de Almeida e Teotônio Vilela; do Instituto Federal Mato Grosso do Sul; e da Escola O Casulo.
No encontro de abertura, neste sábado, 4, os participantes conhecerão o Integra UFMS 2025, o conceito da Educomunicação, as atividades do projeto e os espaços da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom). No período da tarde, eles já fazem a primeira oficina educomunicativa sobre técnicas do jornalismo, Rádio e TV.
As atividades serão realizadas pela equipe da Agecom e da EJ Brava, com orientações sobre a produção jornalística em diversos formatos, o alinhamento do plano para a cobertura do Integra UFMS 2025 e, por último, a definição da pauta, atribuições e organização para o evento.
Em sete edições, a iniciativa reuniu mais de 200 alunos e 40 tutores, de 66 escolas.
EDITAL (AGECOM_PROECE) n 5, de 02-10-2025.
Texto: Thalia Zortéa
