Repórter Júnior 2025 seleciona alunos e professores para cobertura do Integra UFMS

Alunos e professores de escolas públicas e particulares de Campo Grande podem se inscrever até 29 de setembro no projeto de extensão Prática Educomunicativa – Repórter Júnior para a cobertura do Integra UFMS 2025, o maior evento de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 30 vagas para repórteres juniores e dez para tutores, com inscrições gratuitas neste link.

O projeto busca estimular a prática educomunicativa na UFMS e nas escolas, fortalecer a divulgação científica e estimular a interação de estudantes do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) e da Empresa Júnior (EJ) Brava com alunos da Educação Básica de Campo Grande. Em sete edições, a iniciativa reuniu mais de 200 alunos e 40 tutores, de 66 escolas, com recorde de participantes em 2024.

A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) e coordenadora do projeto, Rose Pinheiro, explica que o projeto é uma oportunidade para se discutir a popularização da ciência e a educação midiática e a educomunicação como uma aliadas no combate à desinformação.  “Além disso, a proposta também oferece aos alunos das escolas uma experiência de vivenciar a Universidade, contatando os estudantes e entrevistando pesquisadores do maior evento científico do estado”, disse.

Os participantes irão realizar atividades de apuração, redação, edição, registros em fotos e vídeos e entrevistas com participantes e pesquisadores durante o evento, entre os dias 20 e 25 de outubro. Para prepará-los, a EJ Brava coordenará quatro oficinas preparatórias de vídeo, rádio, mídias sociais e texto e fotografia, realizadas nos período matutino, das 8h30 às 12h, e vespertino, das 13h30 às 16h, dos dias 4 e 18 de outubro, no Complexo EaD e Escola de Extensão, localizado no setor 2 da Cidade Universitária.

Para participar, os alunos devem preencher o formulário disponível na página do Integra UFMS; anexar a manifestação de ciência da coordenação pedagógica ou direção da escola e a declaração de concordância dos pais ou responsáveis, se menor de idade; além de enviar um vídeo criativo de apresentação pessoal, que pode ser gravado, editado e roteirizado de forma livre, e postado no YouTube ou disponibilizado pelo Google Drive com link anexado no formulário. Já os professores devem preencher o formulário específico para tutor.

Os materiais produzidos pelos alunos serão veiculados na página do Integra UFMS e compartilhados nas mídias sociais do projeto e nos perfis institucionais da Universidade, bem como no canal da TV UFMS e na Rádio Educativa UFMS 99.9. No último ano, os repórteres juniores produziram 101 conteúdos, o que representa um aumento de 17,4% de publicações realizadas em relação a 2023.

A partir do protagonismo dos alunos, o Repórter Júnior contribui para que alunos e professores da Educação Básica entendam os meios de comunicação e tenham uma formação cidadã, autônoma, crítica e criativa, não apenas com o acesso às ferramentas, mas também com aprendizado a partir do diálogo e valorização das diversidades. Este ano o projeto tem parcerias com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis para oferecer uma experiência ainda mais completa para os participantes.

Os requisitos para participar, modelos de declaração e mais informações estão disponíveis no edital.

Texto: Thalia Zortéa

Fotos: Agecom