Reorganização administrativa mais recente data do ano passado

Em 2017, por manifestação do Conselho Diretor (CD) e aprovação do Conselho Universitário (Coun), uma nova organização administrativa foi implementada na UFMS. Foram extintos os Centros de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e criadas novas faculdades e institutos na Cidade Universitária: a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), a Faculdade de Ciências Humanas (Fach), a Faculdade de Educação (Faed); a Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc); o Instituto de Biociências (Inbio) e o Instituto Integrado de Saúde (Inisa).

 

A Facfan foi criada por meio da Resolução CD de n° 60 em março de 2017 e composta pelos cursos de graduação em Alimentos, Farmácia e Nutrição, e pelos cursos de doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade e de mestrado em Farmácia. Sua formação foi justificada pela concepção interdisciplinar, resultante da integração existente entre as áreas do conhecimento dos cursos superiores citados. O curso de Farmácia está em funcionamento desde 1963, já os cursos de Nutrição de Tecnologia em Alimentos tiveram o ingresso das primeiras turmas em 2011.

 

A Fach foi criada pela Resolução Coun nº 26 de 21 de março de 2017 e composta pelos cursos presenciais de bacharelado em Ciências Sociais e Psicologia, e licenciatura em Filosofia e História; e mestrado e em Antropologia Social, Filosofia e Psicologia. A criação do curso de Ciências Sociais data de 1999. Dois anos depois, em 2001, foram criados o curso de História e de Psicologia e oito anos depois, em 2009, o de Filosofia.

 

A Faed foi criada pela Resolução Coun nº 25 de março de 2017 englobando os cursos de Educação Física e Pedagogia, ambos nas modalidades presencial e a distancia; Educação do Campo com habilitações em Ciências Humanas e Sociais, Matemática e Linguagens e Códigos; e a pós-graduação com cursos de mestrado e doutorado em Educação. A disciplina de Educação Física, porém, já estava presente na UFMS, então UEMT, desde o final da década de 60, pois era obrigatória para o ensino superior. Com sua obrigatoriedade estipulada pelo Decreto-lei nº 705, de 25/07/1969 surgiu a necessidade de formação de profissionais na área. Por meio do parecer CEE/MT n° 28-A/71 foi aprovada na Cidade Universitária a criação do Centro de Educação Física e Desportos e a criação do curso, que viria a ser reconhecido pelo Decreto nº 77.307, de 17/03/1976. A graduação na modalidade a distância foi aprovada e implementada a partir de 2012. O curso de Pedagogia foi aprovado em 21/10/1980 com duas Habilitações: Magistério de 1º Grau – Séries Iniciais para o Ensino Fundamental e Magistério para Pré-escola. A modalidade a distancia da graduação foi originada em Aquidauana, no final da década de 90 e sua aprovação data de 2001. O curso de licenciatura em Educação do Campo foi criado em 2013.

 

A Faalc foi criada também em março de 2017 englobando os cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Visuais; Jornalismo; Comunicação Social; licenciatura em Letras com habilitações em Português/Espanhol e Português/Inglês; licenciatura em Música e o curso de Letras com habilitação em Português/Espanhol na modalidade a distância. Na pós-graduação a Faalc engloba os mestrados em Estudos de Linguagem e em Comunicação.

 

O Inbio foi criado pela Resolução Coun de n° 21 no ano de 2017 composto pelos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, e licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distancia. Na pós-graduação o Instituto engloba os cursos de mestrado em Biologia Animal e Biologia Vegetal, mestrado e doutorado em Biologia Molecular e mestrado e doutorado em Ecologia e Conservação.

 

O Inisa foi criado em 2017 pela Resolução Coun de n° 22, englobando os cursos de bacharelado em Enfermagem e Fisioterapia, o mestrado em Enfermagem e o mestrado profissional em Saúde da Família. Desenvolve ainda as residências em Enfermagem Obstétrica e multiprofissional em Saúde – atenção ao paciente crítico. O Instituto conta com a Clínica Escola Integrada (CEI), que, através de projetos de ensino, pesquisa e extensão, oferece atendimentos nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição.

 

 

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

Texto: Ariane Comineti (com informações de arquivo, das Unidades de Administração Setorial, dos Relatórios de Autoavaliação, das Informações de Ensino e da Pós-Graduação da UFMS).

Fotos: Arquivo