Relatório apresenta ações da UFMS no Ensino Remoto de Emergência 2020

Está disponível na página do Coronavírus, no site da UFMS, o Relatório de Acompanhamento de Ações durante o Ensino Remoto de Emergência 2020. Seguindo as orientações dos órgãos sanitários, a UFMS não suspendeu suas atividades, dando continuidade às ações acadêmicas e administrativas de forma remota.

Em 2020, foram realizadas uma série de ações para que isso acontecesse, como a instituição do Plano de Contingência, Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19, Edital de Projetos de Enfrentamento ao Coronavírus, cuidados com as pessoas e Plano de Biossegurança, a formação docente, ampliação das plataformas tecnológicas, entre outras.

Uma das principais ações em 2020 foi a instituição do Ensino Remotos de Emergência (ERE), sob coordenação da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead). Os conteúdos institucionais oferecidos foram acessados por mais de 40 mil usuários e serviram também como material de referência para outras instituições de ensino, já que o material ficou aberto ao público em geral.

“Em relação direta à formação docente, a Agead em 2020 disponibilizou para a comunidade acadêmica duas turmas do curso de formação em TICs e uma turma do curso de formação em EAD. Ambos, não tiverem limite de vagas. Também foram oferecidas sete lives sobre temas relacionados as tecnologias digitais no ensino remoto e mais de 80 vídeos tutoriais no Canal da Agência no YouTube”, diz o diretor da Agead, Hércules da Costa Sandim.

Além das mais de mil vagas de extensão abertas no curso de Formação Inicial em Recursos Educacionais Abertos.

Várias ações de transformação digital foram desenvolvidas para ampliar e fortalecer as plataformas tecnológicas destacando-se a implantação do SEI, emissão de documentos on-line, rematrícula e identidade estudantil também on-line, Aplicativo Sou UFMS, agenda docente, registro de frequência biométrico eletrônico, melhorias e integrações dos sistemas acadêmicos, modernização do AVA, parceria com a Google por meio do Programa Google For Education, parceria por meio do Programa Microsoft for Education e utilização do Microsoft Teams.

“Até 2020, a UFMS ofertou mais de 2,5 mil vagas para a formação docente no uso dessas tecnologias. São ações como essas que aproximam professores e estudantes às tecnologias para a manutenção da qualidade de ensino da nossa UFMS”, completa Hércules.

Da mesma forma, para viabilizar o sucesso do ERE, a UFMS atendeu aos alunos com uma série de auxílios.

“A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis é responsável por diversas ações para atender e cuidar de nossos alunos. Entre essas ações, temos diversos auxílios para que possam permanecer conosco, se dedicando completamente aos estudos, como auxílio moradia, permanência, creche, alimentação, entre outros, a maior parte com recursos do PNAES. Mas durante a pandemia, foram implementados uma série de outros auxílios para que o nosso aluno pudesse fazer o Ensino Remoto de Emergência”, diz o pró-reitor da Proaes, Albert Schiaveto de Souza.

Em 2020, foram criados auxílios especiais, como o de inclusão digital, em que o aluno socialmente vulnerável recebia um valor para a contração de um serviço de internet e também foram distribuídos mais de 800 chips com 20 GB de dados.

“Também tivemos o auxílio financeiro para que os alunos pudessem comprar EPIs para utilizar em atividades presenciais. Compramos notebooks e cromebooks para emprestar para os alunos que não tinham o equipamento para fazer suas atividades do ensino remoto. Tivemos ainda o auxílio emergencial de alimentação naqueles câmpus onde os restaurantes universitários fecharam com a pandemia”, enumera o pró-reitor.

Ainda, foram feitas negociações para atender os alunos indígenas aldeados. Foi contratado serviço para a instalação de duas torres de rádio transmissão para internet a radio para que várias comunidades da região de Aquidauana recebam internet e os alunos não sejam prejudicados.

“O resultado foi extremamente positivo: muitos alunos beneficiados, que conseguiram com sucesso concluir o Ensino Remoto de Emergência de 2020 e muitas dessas ações terão continuidade em 2021”, afirma Albert.

Acesse aqui o Relatório completo.

Texto: Paula Pimenta