Reitoria se reúne com associações atléticas acadêmicas para incentivo ao esporte

Nesta quinta-feira, 28, a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto se reuniram com representantes de 23 associações atléticas acadêmicas da UFMS para entrega de kit com materiais esportivos do edital de incentivo às atividades das entidades estudantis. A reunião realizada na Sala de Atos da Reitora também teve o objetivo de aproximar e ouvir sugestões e ideias dos estudantes de diferentes cursos da Universidade.

A reitora Camila Ítavo relembrou que o estímulo ao esporte de alto rendimento, de integração e de lazer faz parte do parte do plano de trabalho da gestão. “Nós fizemos uma alteração na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). Antigamente, tinha uma Diretoria de Esporte e Cultura e a gente fez uma de Esporte e Lazer e outra de Cultura, Arte e Popularização da Ciência. Colocamos na Diretoria a professora Edineia, que é da área da Educação Física, para fazer essa interlocução”, destacou.

Durante a reunião, a reitora também enfatizou o papel exercido pelas associações para a acolhida de calouros e a integração entre os estudantes. “Acredito que isso também faz parte da formação de habilidades e competências, que é liderar um time, organizar treinador, organizar espaço para isso, depois organizar viagens, pensar que precisa de recursos, o que exige uma grande organização. Quero aqui parabenizar cada um de vocês por liderar esse movimento que para nós é super bacana. A mensagem é que não desanimem e eu gostaria que a gente estivesse mais próximos”, completou.

Camila ainda reforçou seu compromisso com o apoio à legalização das entidades estudantis, por meio da abertura do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica; a concessão de espaços da Cidade Universitária para realização de eventos, como os Jogos Interatléticas da UFMS; e o fortalecimento do contato entre a Liga das Atléticas com as entidades estudantis dos câmpus da Universidade.

O vice-reitor Albert Schiaveto ressaltou a importância do diálogo com os estudantes para atender às demandas e trazer novas oportunidades. “A gente está melhorando bem os espaços de esporte, não só na Cidade Universitária, mas também nos câmpus. Cada câmpus vai receber uma quadra coberta, uma quadra de areia. A gente considera que isso é muito importante para a integração, para o desenvolvimento de competências, […] mas também para ajudar na permanência dos nossos estudantes, na saúde mental”, pontuou.

A pró-reitora da Proece, Lia Brambilla, entregou o kit composto por apitos; bolas de futebol society, futevôlei e futsal; pranchetas táticas de handebol e de basquetebol; camisetas da Universidade; tênis; e sacos para transporte de bolas para a Associação Atlética Acadêmica da Computação da UFMS e sugeriu a realização de reuniões periódicas com as entidades estudantis para ouvir sugestões de melhorias. “Queremos também estreitar os nossos laços e fazer essa conexão com a nossa reitora, com o nosso vice-reitor”, explicou.

Um dos requisitos para participação no edital da Proece foi o incentivo à inscrição de atletas nos eventos esportivos, como é o caso da Volta UFMS, Caminhada nos Câmpus e Festival Mais Esporte; divulgação e compartilhamento da programação do Festival Mais Cultura entre os estudantes de graduação; e o apoio na animação de eventos institucionais, como a Recepção Institucional, o aniversário de Federal e o Integra UFMS, além do acolhimento no dia da realização das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudante e do Vestibular e PASSE UFMS.

“A gente tem se aproximado desse diálogo. A gente tem tentado fortalecer isso e sempre reforçando com a Lia que a participação das atléticas nos eventos que a Proece, que a UFMS organiza, é importante. […] Então, é uma troca. A gente aprende com vocês, vocês com a gente, e a gente fortalece”, acrescentou a diretora de Esporte e Lazer da Proece, Edineia Ribeiro.

O fundador da Atlética de Direito da Uniderp e assessor da presidência da Câmara Municipal de Campo Grande, Niky Guesso, também participou da reunião e agradeceu a oportunidade de diálogo que a Instituição tem dado aos estudantes. “Eu fico feliz de ouvir uma reitora falando com as atléticas. Eu fui presidente de atlética há 12 anos e eu queria ter um reitor que apoiasse uma atlética na minha faculdade. […] Então, aproveitem isso”, comentou. “A atlética leva o nome da Universidade. Vocês levam o nome da Universidade. Tem muitos alunos do ensino médio que olham as atléticas e falam assim: ‘cara, eu preciso ingressar na atlética. Quando eu entrar na faculdade, eu preciso ingressar na atlética’. Vocês inspiram esses alunos a entrarem na Universidade”, concluiu.

Texto: Thalia Zortéa

Fotos: Alíria Aristides