Nesta sexta-feira (1º), foi a vez da Faculdade de Direito (Fadir) receber a Reitoria Itinerante. Os trabalhos começaram no início da manhã, com três reuniões simultâneas das quais participaram pró-reitores, diretores das agências, coordenadoria administrativa, técnicos e professores da Fadir para discutir políticas de pessoal, bem como assuntos relacionados à infraestrutura (obras) e serviços (compras, telefonia, impressão etc), aos cursos de graduação e avaliação dos mesmos, estágios, políticas de assistência estudantil e ensino a distância, e também às ações de pesquisa, iniciação científica e recursos para essas áreas.
Após o término das reuniões, todos se dirigiram para o auditório 1, localizado no prédio da Faculdade de Computação, para a reunião geral com o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo, contando também com a participação de professores e alunos. “É a primeira vez que isso acontece, que temos acesso direto a toda administração em um único momento. Trata-se de uma oportunidade importante para que os gestores possam conhecer melhor as necessidades e conquistas de cada unidade. Agradecemos pelo esforço e sensibilidade da Reitoria que possibilitou o aumento no número de docentes do curso e também iniciar as obras da construção de um prédio, que é um sonho antigo da Faculdade”, comentou a diretora da Fadir, Ynes da Silva Félix.
“A Reitoria Itinerante é uma ferramenta estratégica que possibilita conhecermos as demandas das unidades. É com orgulho que estamos essa semana na Faculdade de Direito, que vem há dez anos ajudando a UFMS a ganhar visibilidade nacional e internacional, em especial na área de Direitos Humanos. Para a gestão da Universidade, estar perto de diretores, técnicos, professores e estudantes é essencial, pois isso possibilita discutirmos o futuro de cada unidade”, disse o reitor. Segundo Turine, foi feita uma avaliação técnica sobre a identidade das unidades durante os três primeiros anos da gestão e com base nisso constatou-se que algo importante era a construção de um prédio próprio para a Faculdade. “Conseguimos recursos junto ao Ministério da Educação no ano passado e as obras já começaram. Acreditamos que isso vai melhorar os indicadores da Fadir, que já são muito bons. O curso de Direito, por exemplo, foi avaliado com nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes”, completou o reitor.
Para a vice-reitora Camila Ítavo, a qualidade da Faculdade de Direito é fruto do trabalho conjunto do corpo de servidores e estudantes. “Esse esforço coletivo gerou bons resultados. No Escritório Jurídico, por exemplo, em 2018, foram mais de 300 atendimentos realizados pelos alunos, com orientação de professores e advogados no Escritório Modelo de Assistência Judiciária Gratuita, além dos ajuizamentos. Em breve, os acadêmicos também poderão contar com um laboratório de práticas jurídicas simuladas, com tribunal de júri e sala de mediação. Assim, nossos estudantes terão toda experiência necessária para continuar fazendo a diferença no mercado de trabalho”, falou.
“Essa aproximação da reitora com a comunidade acadêmica é muito importante, tanto para os gestores, que passam a conhecer ainda mais as características de cada unidade, como para nós, pois podemos realizar uma interface com toda a administração e levar nossas necessidades, mas também tratar de oportunidades que possibilitem construirmos uma nova história para a Instituição”, destacou a professora Ana Paula Martins Amaral.
Os estudantes também aprovaram a iniciativa da Reitoria Itinerante. “Quanto mais informações completas a reitoria tiver da Instituição, mais perto ela se encontra das reais necessidades da Faculdade, tomando decisões de forma acertada”, disse a acadêmica do segundo semestre e integrante da empresa júnior Verus, Sabrina Vieira de Souza. Presente à reunião, o presidente do Centro Acadêmico de Direito, Pedro Dias Marques, considera o projeto um momento único. “É um momento de transparência, no qual podemos para levar as demandas dos estudantes e obter respostas dos gestores em relação aos projetos e ações da Faculdade”, destacou.
A Fadir – Atualmente, a Faculdade de Direito da Cidade Universitária já formou 898 graduados em Direito, 35 mestres em Direito, bem como certificou 169 especialistas nos cursos de pós-graduação lato sensu. Atualmente, sua equipe é composta por 29 docentes efetivos, sendo 25 doutores, três doutorandos e um mestre. Além disso, são 12 técnicos-administrativos e quatro professores visitantes, dois substitutos e dois voluntários.
Texto e fotos: Vanessa Amin
















