Reitoria esclarece dúvidas do DCE sobre estudos dirigidos, RUs e passe estudantil

Na tarde de hoje, dia 19, a Administração Central se reuniu com membros da coordenação ad hoc do DCE para discutir sobre a organização interna após a substituição das aulas presenciais pelos estudos dirigidos utilizando tecnologias de informação e comunicação.

Segundo Agnes Viana, representantes discentes levaram ao DCE dúvidas e questionamentos sobre o uso dos recursos tecnológicos, a suspensão do Passe do Estudante, o fechamento dos Restaurantes Universitários, entre outros. “A gente tentou trazer a demanda dos estudantes nesse momento para tranquilizar a todos, porque de fato está tenso e todo mundo fica um pouco perdido com tanta informação em tanta rapidez, e também para construirmos essas saídas coletivamente”, afirma.

A vice-reitora Camila Ítavo e a pró-reitora de Assuntos Estudantis Ana Rita Barbieri atenderam os acadêmicos e esclareceram alguns pontos, como o lançamento do edital de auxílio alimentação para os estudantes em situação de vulnerabilidade que permanecerão na cidade do seu campus, mas não poderão utilizar o RU durante o período paralisação por conta do coronavírus; e que os estudantes que não tiverem acesso a computador ou internet em casa, poderão utilizar os laboratórios de informática mediante cadastro prévio e, com esse mesmo cadastro, os passes estudantis serão liberados para que eles possam se locomover até a Universidade.

Segundo a vice-reitora, o encontro foi útil para obter uma devolutiva sobre como os acadêmicos estão lidando com os estudos dirigidos e ressalta que a substituição foi definida para não os prejudicar no recebimento dos auxílios financeiros. “Eu fico muito orgulhosa ao ouvir relatos de que tem estudante já super bem adaptado, auxiliando os professores, abrindo salas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e que está nesse processo coletivo de aprender e construir. Eu quero parabenizar e sentir que a maioria dos estudantes já tem a consciência da importância da substituição das atividades presenciais para manter as bolsas, os auxílios e as atividades”.

De acordo com Agnes, após a reunião o DCE irá elaborar uma nota oficial para informar os estudantes sobre os pontos discutidos com a Administração Central.

“Eu falo ‘o mundo tem jeito e vai melhorar cada dia mais’ quando vejo os estudantes envolvidos e comprometidos em defesa da universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”, finaliza a vice-reitora.

Texto: Leticia Bueno