Reitoria discute demandas com FAMED e CAMED

Nesta manhã (24), o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, se reuniu com a Faculdade de Medicina (FAMED/UFMS) e com o Centro Acadêmico de Medicina Günter Hans (CAMED/UFMS) para tratar de uma série de demandas que afetam o curso.  Também estiveram presentes na reunião, a Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento, Dulce Maria Tristão, o Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura, professor Cláudio Cesar da Silva, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Ruy Alberto Caetano e o Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Albert Schiaveto.

A primeira pauta levantada foi sobre a construção de novas instalações no setor de Anatomia para adequação à nova normativa de biossegurança. A professora Jussara Peixoto Nunes, responsável pelo setor de Anatomia Humana, explicou que existem novas técnicas que foram desenvolvidas no ensino da anatomia para melhorar o estudo e a manutenção do material.  “Para que possamos implantar as novas técnicas, precisamos realizar algumas reformas no laboratório de anatomia, adequando o espaço para o desenvolvimento das novas práticas”, explicou a professora.

Outros dois pontos discutidos foram: a política de destino do formol utilizado no laboratório e a instituição de um Programa de Doação de Corpos para o Ensino e Pesquisa em Anatomia Humana. Essa iniciativa, segundo a professora, visa organizar e aperfeiçoar o processo de doação voluntária de corpos. O maior objetivo do Programa será desenvolver uma campanha de informação e conscientização para a população geral e a comunidade acadêmica sobre a possibilidade da doação de corpos. O uso de corpos humanos é essencial para o ensino e a pesquisa na área da saúde.

Já o CAMED/UFMS apresentou algumas questões levantadas pelo corpo discente da Faculdade de Medicina. No documento apresentado pelos acadêmicos, são destacados pontos importantes, como: oficialização do estágio do Internato do Curso de Medicina; finalização das obras do novo prédio da FAMED; discussão acerca da abertura do novo Curso de Medicina em Corumbá; iluminação e condição estrutural do prédio da FAMED; viabilização de biblioteca e sala de Estudos no antigo prédio da FAMED.

Na ocasião, o coordenador geral do CAMED, Gabriel Vilela, agradeceu pela reunião e ressaltou que a política de diálogo e aproximação com os acadêmicos da atual gestão é “muito gratificante para os estudantes. Ela constrói pontes para um futuro diferente”.

O Reitor comentou que todas as demandas são importantes e que serão atendidas em etapas. Professor Turine apenas frisou que hoje a universidade passa por uma situação de restrição orçamentária e que muitas soluções virão por meio de projetos. “Nossa gestão será marcada por um limite orçamentário bastante rígido, que impactará em nossa forma de gerir as demandas. No entanto, se desenvolvermos a estratégia de formular projetos, e de nos prepararmos com planejamento, vamos conseguir superar os entraves.  Com um projeto em mãos é mais fácil pleitear recursos junto aos parceiros”, finalizou.