Reitoria da UFMS cria comitê emergencial para covid-19

Por determinação do reitor Marcelo Turine, a UFMS criou hoje o Comitê Operativo de Emergência, formado por especialistas em várias áreas, para proteger a comunidade universitária em relação ao covid-19.

Desde o início do semestre letivo, a UFMS vem divulgando, por meio de seus veículos institucionais de comunicação, orientações à comunidade universitária sobre medidas de prevenção contra a contaminação pelo coronavírus.

A Universidade está agindo de acordo com as recomendações do MEC, do Ministério da Saúde, da OMS e das autoridades de saúde do estado e do país. Até o momento não há nenhum caso confirmado em Mato Grosso do Sul e em nenhum câmpus da UFMS.

Em sua primeira reunião, realizada hoje, o comitê decidiu que as viagens internacionais devem ser evitadas e recomenda que as pessoas que tenham visitado os países que decretaram estado de emergência ou nos quais a epidemia está no pico de transmissão sigam as orientações baseadas em regime de teletrabalho, para os servidores, e regime especial domiciliar, para estudantes.

Estudantes e servidores em mobilidade internacional estão sendo monitorados e apoiados pelas unidades competentes.

O comitê decidiu pela manutenção da realização do concurso público no próximo dia 15 de março de 2020.

Pessoas com sintomas de doença respiratória devem procurar a rede de saúde dos municípios, que está devidamente preparada para receber e avaliar cada caso, e os estudantes e servidores deverão comunicar as coordenações de curso e diretores das unidades.

A UFMS manterá as atividades didáticas e administrativas em todas as suas Unidades de Ensino e Pesquisa, conforme orientação da autoridade sanitária e seguirá todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação em relação ao tema, que são atualizados de acordo com o avanço da doença no país.

O comitê permanece em acompanhamento contínuo para definição de novas estratégias e informa que o canal de comunicação oficial será a Ouvidoria.

Texto: Rose Pinheiro

Foto: Letícia Bueno

Download (PDF, 221KB)