Reitora Camila Ítavo assina termo de cooperação com o Governo do Estado e a Prefeitura de Ponta Porã

Na última sexta-feira, 23, a reitora Camila Ítavo assinou termo de cooperação com a Prefeitura de Ponta Porã e o Governo do Estado para o desenvolvimento de ações voltadas para a educação, ciência, inovação, saúde e desenvolvimento sustentável, humano e tecnológico da região fronteiriça. A assinatura foi realizada no Centro Internacional de Convenções, durante o lançamento do programa Ponta Porã Avança!, com investimentos de mais de R$ 300 milhões no município, dos governos estadual e federal e de emendas parlamentares de deputados e senadores.

Para a reitora, a parceria vai abrir inúmeras possibilidades de ações conjuntas tanto no ensino, quanto na pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo e internacionalização. “Ponta Porã é um município estratégico, um polo educacional turístico e agropecuário, com uma população de quase cem mil habitantes. Podemos oferecer capacitação e projetos específicos para desenvolvimento do município e do estado, enfatizando as características da região e fortalecendo a missão da UFMS na fronteira”, disse.

Além da UFMS, foram firmados convênios com a Universidade Federal da Grande Dourados, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

O programa Ponta Porã Avança está dividido em eixos temáticos: Inovação, Formação e Desenvolvimento Econômico; Sustentabilidade, Saneamento e Serviços Públicos; Saúde, Cidadania e Inclusão Social; Infraestrutura, Habitação e Mobilidade Urbana. Em relação à UFMS, a parceria compreende projetos para o fortalecimento da formação de professores da rede municipal de ensino; a participação em políticas públicas locais de educação; atividades de extensão e promoção cultural e histórica; o fortalecimento do ecossistema local de inovação, empreendedorismo e economia criativa; parcerias para ações em saúde e bem-estar; promoção de eventos científicos, tecnológicos e educacionais; desenvolvimento de iniciavas culturais em espaços públicos; implementação de ações voltadas à Educação 4.0 e ao desenvolvimento de soluções em EduTechs; e a articulação para a promoção de políticas públicas voltadas à longevidade ativa e à inclusão social da pessoa idosa, por meio da Universidade Aberta à Pessoa Idosa.

Durante o evento, o governador Eduardo Riedel destacou o esforço conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo. “As emendas federais, sejam coletivas, sejam individuais, têm uma responsabilidade de aplicação por parte da nossa bancada, que é referência no Brasil. E dou dois exemplos. No Brasil, o maior percentual direcionado para projetos estruturantes é de Mato Grosso do Sul. O segundo dado importante tem relação com as emendas Pix. O Estado fez o levantamento desde 2020 e não tivemos um problema sequer com às emendas Pix. Todas rastreadas e entregues no destino. Isso é sinal de responsabilidade da nossa bancada”, lembrou.

“A gente hoje entrega para a população de Ponta Porã muito trabalho junto com parceiros de primeira hora: Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, a nossa bancada federal, a UFMS, a UEMS e Fundect. Com todo o trabalho, emprego e toda força, e permite com que a gente possa chegar numa noite como essa e apresentar esse volume expressivo de obras e serviços que a nossa cidade vem recebendo”, disse o prefeito Eduardo Campos.

Acompanhando a reitora Camila Ítavo  na cerimônia estavam os diretores da Agências de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro, e de Inovação, Saulo Moreira; e o diretor do Câmpus da UFMS de Ponta Porã, Leonardo Silva. A solenidade teve ainda a presença do senador Nelson Trad Filho; dos deputados federais Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende; do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de MS, Gerson Claro; dos deputados estaduais Mara Caseiro e Jamilson Name; da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel; do secretário da Casa Civil do Estado, Eduardo Rocha; do vice-prefeito Patrick Derzi; do presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Pereira Lima; dos vereadores do município e demais autoridades civis e militares.

Texto: Thalia Zortéa, com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura Municipal de Ponta Porã

Fotos: Rose Pinheiro e Saul Schramm (Governo do Estado de MS)