Foi realizada na noite de ontem (8) no Teatro Glauce Rocha a solenidade de Transmissão do cargo de Reitor da professora Célia Maria Silva Correa Oliveira para o professor Marcelo Augusto Santos Turine. Além de membros do Conselho Universitário, docentes, técnicos-administrativos e discentes, a cerimônia contou com a presença de autoridades de diversos segmentos da sociedade.
Na companhia de Célia e Turine estiveram à mesa o Governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o presidente da Assembleia Legislativa Oswaldo Mochi Junior; o Vice-Reitor da UFMS professor João Ricardo Filgueiras Tognini, que ocupará o cargo até o dia 4 de dezembro; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Mario Neto Borges; o Dr. Cláudio Saab representando o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) Kleber de Melo Morais; o Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Padre Ricardo Carlos; a Conselheira Marisa Serrano representando o Presidente do Tribunal de Contas do estado Waldir Neves; a Reitora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) professora Liane Calarge; o Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul professor Fábio Edir dos Santos Costa; e o Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) Sergio Luiz Gargioni.
Ocuparam lugar de destaque também no palco o Vice-presidente da OAB/MS Gervásio Oliveira; o Chefe-geral da Embrapa Gado de Corte Cleber Oliveira Soares; o Presidente do Sistema Famasul Maurício Saito; o Diretor Superintendente do Sebrae MS Claudio Mendonça; a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos representando o Procurador Geral de Justiça de MS Paulo Cezar dos Passos; o Pró-Reitor de Ensino Delmir Felipe representando o Reitor do IFMS Luiz Simão Staszczak; a professora Mariana Martins Sperotto representando a Reitora da Anhanguera Uniderp Leocádia Leme.
Após a abertura da solenidade feita pela professora Célia foi executado o hino nacional. O hino estadual foi executado ao vivo pela Camerata Madeiras Dedilhadas da Universidade.
O Governador do Estado parabenizou o Reitor pelo trabalho realizado ao longo de nove anos na Fundect, sendo seis na presidência. “Você fez uma excelente gestão, profícua e eficiente. Hoje a vida não está fácil para ninguém, mais do que nunca precisamos de gestores e pessoas que buscam as parcerias e temos certeza e interesse em construir muitas. Não tenho dúvida de que através das universidades, ciência, tecnologia e inovação vamos alcançar e superar grandes desafios que temos hoje”, declarou.
O presidente da Assembleia transmitiu os votos de sucesso ao novo Reitor e a toda a sua equipe e manifestou o anseio de ver a Universidade cada dia mais próxima e integrada à sociedade não só pelo conhecimento que gera ou pelas mulheres e homens que forma, mas também pela força vital que sua participação traz. “As dificuldades particularmente nessa hora da nossa história não são pequenas e estarão a exigir de todos esforço e criatividade, sobretudo. Mas a luta pelo fortalecimento da Universidade como instituição consagradora da educação pública e gratuita continua a nos instigar e nesse particular trago o apoio incondicional do poder legislativo estadual”, afirmou.
Na solenidade Cláudio Saab representou também o Ministro da Educação Mendonça Filho e relatou trazer dele os louros e desejos de uma gestão profícua e de sucesso. “Nosso Ministro da Educação sabe do potencial e da atual situação da Instituição e tem a plena certeza de que você pode continuar o trabalho que tem sido construído na nossa querida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”.
Mario Neto Borges, presidente do CNPq, inaugurou sua agenda externa na posse do Reitor e na reunião do Confap. Para Borges hoje é muito importante que a sociedade e os políticos entendam que para o desenvolvimento sustentável de longo prazo é preciso que ciência, tecnologia e inovação sejam valorizados. “Sei que será um grande desafio, mas o professor Turine é uma pessoa muito otimista, muito preparado, uma pessoa ótima e de fácil trato, e ele terá certamente sucesso”, evidenciou.
Em seu pronunciamento a professora Célia agradeceu todo trabalho e empenho dos docentes e técnicos-administrativos que a acompanharam nos oito anos frente à Reitoria e se disse realizada em terminar a gestão com tantas conquistas para a Instituição. “Nossa gestão foi marcada por diversas transformações na UFMS, houve crescimento qualitativo intenso na graduação, pós-graduação e extensão e também melhoria da infraestrutura. Entendemos que a gestão administrativa deve ser compartilhada de forma democrática e transparente e por isso agradeço o apoio e trabalho de todos que tornaram possíveis tantas ações positivas” afirmou.
A solenidade teve continuidade com uma breve apresentação da Camerata Madeiras Dedilhadas, a leitura do termo de posse e a transmissão do cargo de Reitor. Após a leitura do termo de entrada em exercício a esposa do professor Marcelo Turine, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, o auxiliou com as vestes talares, insígnias de sua elevada investidura. A professora Célia entregou então ao novo Reitor o capelo de cor branca, que simboliza a soma de todo o conhecimento humano, com o qual, como Reitor, conferirá o grau acadêmico e os títulos de doutor honoris causa nas solenidades oficiais da UFMS.
O novo Reitor Marcelo Augusto Santos Turine manifestou muita alegria ao assumir a Reitoria no mesmo dia em que completou 46 anos e disse ter no papel transformador da Universidade para com a sociedade a motivação para o trabalho frente à administração. “Sou apaixonado pelo papel da educação, da ciência da tecnologia e da inovação como pilares do desenvolvimento. É com muita honra e enorme responsabilidade que tomo posse hoje como Reitor”, disse, e completou que a gestão será pautada no diálogo, na ética, na inovação e na difusão do conhecimento, sem ideologias político- partidárias. O professor anunciou a criação de uma assessoria específica para assuntos estudantis, que futuramente será transformada em Pró-Reitoria, e defendeu a que as universidades têm também grande responsabilidade para com a formação dos professores da educação básica.
Turine falou da abertura da Universidade para a sociedade levando em consideração o desafio de produzir mais respeitando o homem e o meio ambiente e também sobre a criação de uma agência de desenvolvimento, inovação e internacionalização na Instituição. “A universidade deve servir como fonte de conhecimento para a promoção da sustentabilidade unindo a necessidade de preservação e proteção ambiental com a produção de riquezas da população. Inúmeros desafios se impõem, não há como mencionar todos, porém hoje tenho a certeza que estamos juntos para enfrentá-los pois queremos que a UFMS se torne um bom lugar para estudar, pesquisar e trabalhar. Olharemos o futuro respeitando o passado, faremos uma gestão pautada na integração, na descentralização, na transparência e na governança pública com eficiência. Não podemos brincar de fazer gestão, não há espaço para a gestão pública ineficiente e para a cultura das vantagens indevidas da corrupção”, ressaltou.
Na cerimônia foram empossados ainda os novos Pró-Reitores: de Administração e Infraestrutura, professor Claudio Cesar da Silva; de Planejamento e Orçamento, técnica-administrativa Dulce Maria Tristão; de Ensino de Graduação, professor Ruy Alberto Caetano Correa Filho; de Extensão e Cultura, professor Marcelo Fernandes Pereira; de Gestão de Pessoas e do Trabalho, técnico-administrativo Antônio José Ângelo Motti e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Nalvo Franco de Almeida Junior. Tomou posse também a Assessora Especial de Assuntos Estudantis, professora Ana Rita Barbieri Filgueiras.




































