Reitor recebe equipe Concreto UFMS

Nesta segunda-feira, 27, os estudantes que integram a equipe Concreto UFMS foram recebidos pelo reitor Marcelo Turine e pela vice-reitora Camila Ítavo. Acompanhados do professor Sidiclei Formagini e do diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), Robert Souza.

“Gostaríamos de agradecer a reitoria por ter recebido os acadêmicos, é muito importante para eles estabelecer esse canal de comunicação com a administração”, comentou o diretor da Faeng. A equipe Concreto UFMS venceu a prova Bom de Traço e foi vice-campeã na prova Taludes, realizadas durante o 8º Encontro Nacional de Engenharia Civil (Enec). O evento foi realizado em Porto Alegre, RS, no final do mês de abril.

Participaram do Enec os estudantes de Engenharia Civil: Amanda Matos Maschio, Vinícius Vitor Amorim, Ariovan da Silva Garcia, Ada Síntique Matos dos Santos Cardoso, Glauco do Amaral Alves Pereira, Marcos Antônio Moreira da Silva, Stephanie Fernandes de Souza, Tales Augustus Oliveira Flores, Yuri Darvin Correia Lima, Izabela Maria e Ielifer Danielle. Eles foram acompanhados na viagem pelo professor Robert Souza.

Durante a reunião na reitoria, a equipe presenteou o reitor com materiais de divulgação. “As equipes de competição existem no Brasil inteiro e em algumas universidades há 20 anos. Em Mato Grosso do Sul, a área de engenharia não possuía nenhuma equipe de competição, a nossa é a primeira. Começamos a participar das competições no ano passado. Para isso contamos com o apoio da Faeng. Também não podemos deixar de destacar a ajuda do professor Sidiclei, responsável pela equipe e uma das referências no país na área de concreto”, destacou Yuri Darvin, vice-presidente da equipe. “Ano passado, participamos do primeiro evento para ganhar experiência, até porque eu também nunca havia me envolvido em competições. Foi uma grata surpresa, com pouco tempo de existência, já conquistarmos o primeiro lugar e o vice-campeonato em um evento nacional”, comenta o professor Sidiclei Formagini.

De acordo com Yuri, a meta é participar da competição mundial realizada pelo America Concrete Institute (ACI). “Para tanto, estamos programando nossa participação no 61º Congresso Brasileiro do Concreto que acontece em outubro, na cidade de Fortaleza”, explica Yuri. Segundo o estudante, para participar das competições são desenvolvidos projetos que rendem também publicações científicas. A equipe também busca estabelecer parcerias com a iniciativa privada, para viabilizar as ações da equipe. “Sempre dizemos aos parceiros que ao apoiar nossas ações, eles estão investindo também na formação de profissionais mais qualificados e com habilidades práticas não apenas sobre o concreto, mas também sobre execução de obras”, pontua.

O reitor Marcelo Turine elogiou o dinamismo da equipe e as relações estabelecidas com os parceiros da iniciativa privada. “Quero parabenizar vocês pela conquista dos prêmios no Enec, mas também pela criatividade para fazer as coisas darem certo, mesmo em situação de crise. Estamos orgulhosos, pois vocês representam muito bem a Universidade e o Estado”, ressaltou Turine. A vice-reitora Camila Ítavo complementou dizendo que “ é por alunos como vocês que acordamos todos os dias para trabalhar”. Para participar do Enec, os estudantes conseguiram fomento da Universidade, via edital.

Durante a reunião, os professores e estudantes conversaram com o reitor e a vice-reitora sobre um projeto de regulamentação das equipes de competição na Universidade. “Propomos uma regulamentação com base em um modelo já existente para que possamos oficializar as equipes na UFMS”, explica o diretor da Faeng. A equipe Concreto UFMS é formada por 20 estudantes, sendo 18 de Engenharia Civil e dois de Arquitetura dos mais variados semestres. O professor Sidiclei Formagini é responsável pela equipe, cujo principal objetivo é aplicar na prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, por meio da participação competições acadêmicas nacionais e internacionais.

Texto e fotos: Vanessa Amin