O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Turine, cumpre hoje e amanhã, em Brasília, uma agenda movimentada de compromissos institucionais.
Pela manhã, ele participou do Seminário Andifes “O que diz o Censo Educacional Superior 2015?”, a respeito dos dados da Educação Superior, especialmente das universidades federais, com discussões para avaliar as políticas públicas aplicadas sobre o tema, assim como os resultados e lacunas.
À tarde, o Reitor esteve em uma audiência com o Presidente e a Diretoria do CNPq: Presidente, Prof. Dr. Mario Neto Borges; a Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Prof. Dra. Adriana Maria Tonini; o Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, Prof. Dr. Marcelo Marcos Morales, e o Assessor de CT&I Prof. Dr. José Ricardo Santana.
O objetivo da reunião foi propor e delinear modelos inovadores de parceria entre a UFMS e o CNPq para avançar a Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da pesquisa, pós-graduação e parcerias com empresas inovadoras no Estado de Mato Grosso do Sul.
Turine explicou que a principal pauta de sua agenda em Brasília está relacionada com o esforço de se desenhar novos paradigmas para melhorar os indicadores da universidade e, em especial, as condições de ensino, pesquisa e extensão, assim como, encontrar novas maneiras de transferir tecnologia e inovação para empresas. “O foco da Universidade do Futuro é a excelência na formação de jovens e a produção de conhecimento para o desenvolvimento socioeconômico. É isso que queremos para a UFMS. Precisamos aprimorar nossas parcerias e mecanismos institucionais para levar mais ciência para sociedade, gerando, desta forma, um impacto positivo na vida das pessoas”, disse.
Amanhã, dia 27. Turine participará da CLXII reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino.
