Rede UniSustentável debate sobre sustentabilidade a partir dos saberes dos povos indígenas

A Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável) realiza no dia 17 de abril um seminário e uma mesa-redonda on-line para discutir estratégias de conservação da natureza a partir dos conhecimentos dos saberes dos povos tradicionais e indígenas. O seminário começa às 8 horas e a mesa-redonda às 9h10, no horário de Mato Grosso do Sul, e ambos podem ser acompanhados aqui

As discussões fazem parte da Jornada Dia da Terra 2024, promovida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Rede UniSustentável. Com o tema Cuidar da Natureza: diálogos de conhecimento com povos e comunidades tradicionais, a jornada  teve início no dia 4 de abril e se estende até o dia 26 com programação diversa.

A professora da Escola de Administração e Negócios (Esan) e coordenadora da Rede, Rosamaria Cox Moura Leite Padget, comenta que é uma oportunidade para todos refletirem sobre a preservação do meio ambiente. A Rede UniSustentável surgiu por meio da UFMS em 2023 e tem como intuito fomentar o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos das Instituições de Ensino Superior (IES). “A Rede não é uma rede específica de pesquisa. No entanto, temos um grupo de trabalho para produção acadêmica relacionada a temática aberta para os membros das instituições que estão ligadas à rede”, explica a coordenadora. 

A coordenadora-adjunta da Rede e mediadora da mesa-redonda, Janielly Mantovani Cravo,  comenta que o tema tem o intuito de valorizar os saberes dos povos originários e provocar uma reflexão nos participantes. “Diante do cenário de crise socioambiental planetária nós voltamos o nosso olhar aos povos tradicionais e indígenas para aprender com eles como cuidar da natureza. Esses povos possuem uma experiência adaptada aos seus contextos e biomas, suas ações sempre são direcionadas para cuidar da vida e manter o equilíbrio. Nós propomos essa conexão para inspirar a nossa construção de estratégias de conservação e repensarmos a forma como vivemos hoje”.

O seminário Cuidar da Natureza, uma conexão entre o conhecimento dos povos e comunidades tradicionais e a estratégia para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável terá a participação do coordenador-geral de Gestão Ambiental da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Francisco Itamar Gonçalves Melgueiro. Além da promoção do evento, a Universidade participa da mesa-redonda ODS e os povos e comunidades tradicionais: Boas práticas das Instituições de Ensino Superior, que tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas na UFMS e inspirar as demais instituições a implementarem suas iniciativas. 

“A participação da UFMS no Seminário representa uma oportunidade única para fortalecer o diálogo entre as instituições de ensino e divulgar nossos projetos com e para os povos e comunidades tradicionais. A temática abordada é essencial e a UFMS está comprometida em contribuir para um futuro mais sustentável e vê este seminário como um passo significativo nesse sentido”, conclui o diretor de Desenvolvimento Sustentável (Dides), Leonardo Chaves de Carvalho.

Acesse a página da Rede UniSustentável para mais informações sobre a programação.

Texto: Claiane Lamperth