Recepção: UFMS abre suas portas para os sonhos dos novos estudantes.

Como começa um sonho? Rubens Alves, o escritor, certamente dirá que pelo conhecimento. “Sonhar é uma aventura pelo mar do desconhecido, em busca da terra sonhada”. É com esse desejo que muitos estudantes chegam ao ensino superior e são recebidos pela Universidade Federal de Mato Grosso, durante a Recepção de Calouros deste ano.

Para acolher esses jovens, que vieram de todos os cantos do país, foi preparada uma cerimônia especial, com da Vice-Reitora, professora Camila Ítavo, pró-reitores, além dos representantes da Federação das Empresas Juniores do MS, Liga das Atléticas, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e outros grupos de apoio aos estudantes da UFMS. Também, participou da recepção Cláudio Forner que ministrou a palestra “Desafios: o que mobiliza você?”

Em sua fala Cláudio abordou diversas questões entre elas o empreendedorismo. Segundo o professor a mensagem mais importante para os jovens é que: “a cultura empreendedora é aquela em que cada indivíduo entende que não é o mundo que lhe deve o meio de sobrevivência, e sim o indivíduo próprio é que deve construir os caminhos da sua própria sobrevivência. Empreender é fazer coisas, é criar coisas, pensar em ideias que possam impactar a sociedade e construir o caminho para chegar nesse resultado”, comentou.

Quem participou da recepção como o calouro de Economia Luís Augusto da Silva, aprovou a inciativa. “Achei muito importante essa recepção dos calouros porque a gente chega totalmente perdido, não sabendo nem direito onde fica o banheiro. Então, assim a recepção nos ajuda a conhecer a universidade. Hoje, por exemplo, já sei que terei acesso a diversas bolsas”, afirmou.

Já Vinícius Luís de Castro, calouro de Economia, disse ter ficado impressionado com a UFMS, o que aumento suas expectativas. “Não esperava tudo isso. A UFMS é realmente uma faculdade ótima. Espero muito do curso de economia. Sempre foi meu sonho fazer esse curso. Agora que consegui é hora de se dedicar para realizá-lo bem”.

Durante a recepção houve também os calouros e veteranos que participaram dos trotes solidários: no estacionamento do Glauce Rocha acontecerá a campanha organizada pela acadêmica de Administração Júlia Lamin, em parceria com os demais cursos da UFMS, que visava arrecadar fundos para o Grupo Ammar.

Para a vice-reitora da UFMS, é um momento especial “Toda vez que os recebemos nasce junto com eles, novos anseios e novos desafios para fazer da UFMS um lugar melhor para eles. E que sejamos a grande ferramenta de transformação dos sonhos desses jovens.