Ranking internacional aponta a UFMS como uma das Universidades que mais se destacam em sustentabilidade

Instituição está entre as 140 universidades mais sustentáveis do mundo

Pelo quarto ano consecutivo, a UFMS garantiu boa colocação no UI GreenMetric World University Rankings. De 1050 instituições de Ensino Superior avaliadas em todo o mundo em 2022, a Universidade ocupa o 139º lugar. Dentre as 39 instituições brasileiras que entraram na lista, a UFMS está em 5º lugar no país e em 3º, dentre as 18 instituições federais. No ano passado foram 956 instituições participantes e a UFMS ficou classificada na 163ª posição.

“Agrademos a todos os setores da Universidade que contribuíram com ações, projetos, informações e parcerias que envolveram a sustentabilidade durante o ano. Este é um resultado construído coletivamente na UFMS”, destacou o diretor de Desenvolvimento Sustentável da UFMS, Leonardo Chaves de Carvalho.

UI GreenMetric World University Rankings avalia universidades em relação às suas práticas de sustentabilidade e, em 2022, o tema do ranking foi “Ações coletivas para transformar universidades sustentáveis no período pós-pandemia”. Seis eixos são avaliados para classificar as instituições de ensino: Configuração e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte, e Educação e Pesquisa. No total, 86 países foram representados em 2022.

“Nesses eixos há 82 perguntas ou indicadores a serem respondidos, com 54 relatórios obrigatórios, nos quais devem ser apresentados com dados, fotos, links, enfim, comprovação do que estávamos respondendo, explica Leonardo. Realizado pela Universitas Indonesia, esse é o principal ranking mundial que avalia as instituições de ensino de todo o mundo com enfoque na sustentabilidade, então é muito importante que a nossa Universidade participe e possa demonstrar e comprovar por meio dos relatórios de avaliação que é comprometida com o desenvolvimento sustentável”, afirma.

A instituição conseguiu atingir boa pontuação em todos os eixos estabelecidos pelo ranking, sendo que dos 10 mil pontos, a UFMS atingiu 7.925 (79,25%). A Universidade se destacou, principalmente, no eixo Educação e Pesquisa, dos 1,8 mil pontos possíveis, a UFMS ficou com 1.725.

A UFMS participa do GreenMetric desde 2019 e, neste ano, a Universidade teve a melhor classificação desde sua primeira avaliação. “A cada ano aumenta o número de instituições participantes e o desafio de consolidar nossos bons resultados é cada vez maior, por isso a UFMS coloca a sustentabilidade em destaque, realizando ações que visam o desenvolvimento sustentável. Avaliamos a participação da UFMS no GreenMetric 2022 como um ótimo resultado, mas ainda há muito o que ser feito. Contamos com a comunidade acadêmica e com os gestores da nossa universidade”, diz Leonardo.

Para conferir o ranking na íntegra, acesse o portal greenmetric.ui.ac.id.

Texto: Vanessa Amin